Página inicial > Últimas Notícias > Curso vai capacitar e aproximar equipes gestoras do IF Farroupilha
Notícias IF Farroupilha

Curso vai capacitar e aproximar equipes gestoras do IF Farroupilha

Publicado em Sexta, 25 de Novembro de 2016, 17h14 | por Secretaria de Comunicação | Voltar à página anterior

O Curso de Formação para Gestores do IF Farroupilha – Articulação entre saberes-fazeres de gestão e o PDI 2014-2018 teve abertura e aulas inaugurais nestas quarta e quinta-feira (23 e 24), no Auditório da Reitoria.

O objetivo do curso é capacitar servidores para atuarem na gestão a partir do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI 2014-2018). É dirigido aos diretores de todas os campi que trabalham diretamente com planejamento e execução de atividades e políticas institucionais.

Assim como o PDI, o curso é dividido em três partes: pessoas e infraestrutura, processos internos e alunos.

A pró-reitora de Desenvolvimento Institucional do IF Farroupilha, professora Nídia Heringer, disse que o PDI é o que integra a instituição como um todo (servidores, alunos, ensino, pesquisa, extensão e desenvolvimento institucional) e que por isso é não só a base do curso, mas um dos temas centrais. “O PDI não pode ser um documento de gaveta”, falou a professora Nídia, explicando que Plano deve ser conhecido e posto em prática pelas equipes gestoras.

Curso vai provocar gestão integrada entre as unidades

A reitora do IF Farroupilha, professora Carla Comerlato Jardim, disse que um dos efeitos do curso será fazer com que o conhecimento seja socializado entre as unidades, deixando de ser do campus e se tornando do Instituto. “No trabalho diário, muitas vezes esquecemos que diversas questões sobre as quais nos debatemos já podem ter sido resolvidas por outros colegas em outras unidades”, explicou.

A professora Carla Jardim também falou sobre a responsabilidade de um servidor que ocupa um cargo de gestão. Ela disse que é necessário que o gestor deixe os interesses pessoais de lado e se preocupe com as prioridades institucionais do IF Farroupilha. “O que passa a predominar não é mais o meu CPF, mas a responsabilidade de representar as pessoas que me elegeram, no caso de cargos eletivos, e sustentar a gestão democrática nos demais cargos”, disse a reitora.

Na palestra de abertura, Carla Jardim falou que a permanência e o êxito dos alunos são os principais objetivos do Instituto Federal Farroupilha. Saiba mais sobre esta palestra neste link.

Conheça o Plano de Desenvolvimento Institucional 2014-2018 aqui.