Página inicial > Últimas Notícias > Projeto de extensão do Campus São Borja recebe recursos de emenda parlamentar
Notícias IF Farroupilha

Projeto de extensão do Campus São Borja recebe recursos de emenda parlamentar

Publicado em Terça, 25 de Abril de 2023, 17h08 | por Secretaria de Comunicação | Voltar à página anterior

O projeto Pinta Mundo, coordenado pela professora de artes Carolina Pinheiro, do Campus São Borja, recebeu recursos financeiros de emenda parlamentar para ampliar a sua execução em 2023.

emendaPintaMundo notícia25042023

Foto: professora Carolina Pinheiro, vereadora Lins Roballo e diretor geral do Campus São Borja Artênio Rabuske em frente ao mural produzido pelo projeto Pinta Mundo

O Pinta Mundo nasceu em 2022 como um projeto de ensino. Consiste na promoção de encontros semanais em que estudantes dos cursos técnicos integrados ao ensino médio do Campus São Borja têm contato com técnicas de desenho e pintura. O objetivo é a produção de projetos para execução de pintura mural e grafite.

O projeto já foi responsável pela execução de algumas obras no Campus São Borja: no Laboratório IFMaker, no Laboratório de Biologia, nas escadas do prédio de ensino e no muro em frente ao campus. Essa última pintura, inclusive, chamou a atenção da vereadora do município de São Borja Lins Roballo.

De acordo com Carolina Pinheiro, foi assim que o Pinta Mundo ganhou visibilidade e atraiu a atenção da deputada federal Maria do Rosário. Através da deputada, o projeto vai receber um recurso de emenda parlamentar de R$150 mil. Com isso, o projeto de ensino vai se tornar um projeto de extensão e sair dos muros do campus, levando a arte do grafite e da pintura mural para a cidade.

“Os estudantes serão executores das pinturas, mas a população de São Borja será beneficiada, pois pretendemos levar arte, cor e reflexão crítica a espaços públicos do município” explica a professora Carolina Pinheiro. Ela também conta que as pinturas projetadas pelos estudantes serão executadas em paradas de ônibus e outros espaços públicos do município.

O recurso destinado ao projeto pela deputada Maria do Rosário vai permitir a compra de materiais, a reforma do Laboratório de Arte do campus e a promoção de oficinas com artistas da região. Essas oficinas terão como objetivo a capacitação dos estudantes na linguagem das artes visuais.

Além da professora Carolina Pinheiro, o projeto também será desenvolvido pela professora Soraya Correa e pela técnica-administrativa em educação Bianca Ambrosini.

Para vereadora, projeto tem impacto positivo para a cidade

A entrega do recurso foi realizada pela vereadora Lins Roballo ao diretor geral do Campus São Borja Artênio Rabuske no dia 29 de março. A professora Carolina Pinheiro também participou da formalidade.

Lins Roballo afirmou em suas redes sociais que o objetivo da emenda é “colaborar com o projeto [...] que visa transformar o cenário municipal através da criação de painéis artísticos [...], incentivando a arte e a cultura de rua”. A publicação também afirma que a pintura no muro do Campus São Borja, que retrata o educador Paulo Freire, “é um exemplo do impacto positivo que esse projeto pode ter para a cidade”.

IFFar vai receber quase R$5 milhões em emendas parlamentares

Assunto(s): ,