Página inicial > Últimas Notícias > Professoras do IFFar lançam documentário sobre gastronomia na Quarta Colônia
Notícias IF Farroupilha

Professoras do IFFar lançam documentário sobre gastronomia na Quarta Colônia

Publicado em Sexta, 12 de Mai de 2023, 15h14 | por Secretaria de Comunicação | Voltar à página anterior

O documentário Relatos e Retratos – Patrimônio Gastronômico da Quarta Colônia, projeto coordenado por professoras do IFFar, tem o objetivo de preservar a memória alimentar das famílias de descendentes de imigrantes italianos.

raquelemarina notícia12052023

Foto: Raquel Lunardi, professora do IFFar, fala durante lançamento do documentário Relatos e Retratos em Silveira Martins

O Relatos e Retratos consiste em uma série documental cujos episódios trazem entrevistas com “nonas” da região da Quarta Colônia sobre a cultura e os hábitos alimentares de suas famílias. “Nona” é a forma popular de se nomear as matriarcas de famílias de descendentes de imigrantes italianos.

A Quarta Colônia refere-se à Quarta Colônia de Imigração Italiana, região localizada no centro do Rio Grande do Sul. Abrange os municípios de Agudo, Silveira Martins, Ivorá, Faxinal do Soturno, Dona Francisca, Nova Palma, Pinhal Grande, São João do Polêsine e Restinga Seca.

O documentário é coordenado por duas professoras do IFFar: Raquel Lunardi, do Campus São Borja, e Rafaela Vendruscolo, do Campus São Vicente do Sul. A professora Raquel Lunardi disse que o projeto surgiu de uma inquietação dela e da professora Rafaela, duas “filhas da Quarta Colônia”. Ela explicou também que o turismo gastronômico faz parte do projeto de desenvolvimento da região, sendo uma de suas principais ações. A produção do documentário seria, portanto, uma maneira de preservar a cultura gastronômica da região e potencializar o turismo gastronômico.

donaromilda notícia12052023

Foto: as professoras do IFFar Raquel Lunardi e Rafaela Vendruscolo, a pesquisadora Marina Frigo durante entrevista com a dona Romilda, uma das "nonas" entrevistadas pelo projeto Saberes e Sabores

O Relatos e Retratos deriva de um projeto de pesquisa maior, intitulado Saberes e Sabores, aprovado em 2019. Através deste projeto, cerca de 20 famílias de imigrantes italianos já foram entrevistadas sobre seus hábitos e cultura alimentar. O documentário é construído a partir de algumas dessas entrevistas. De acordo com a professora Raquel Lunardi, a ideia é gravar pelo menos uma entrevista em cada município da Quarta Colônia.

“A memória desse saber fazer das nonas está se perdendo, está indo embora com elas e não podemos perder isso, pois faz parte da construção de identidade desse território”, ressalta a professora Raquel Lunardi. “Nesse sentido, pensamos que a melhor forma para salvaguardar essas memórias seria através da pesquisa e da produção de materiais que pudessem eternizar esse saber fazer das nossas nonas”.

Além do documentário, o projeto também vai dar origem a um livro de receitas. O livro é resultado da dissertação de mestrado de uma das bolsistas do projeto Saberes e Sabores, a pesquisadora Marina Frigo. Ela é aluna do curso de mestrado em Patrimônio Cultural da UFSM.

Vídeo: o primeiro episódio do Relatos e Retratos já está disponível no Youtube

Junto do IFFar, a UFSM, através do Departamento de Turismo, também é uma das instituições realizadoras do projeto. O documentário está cadastrado na plataforma do projeto Aspirante Geoparque Quarta Colônia, cuja candidatura é uma iniciativa da UFSM. O projeto conta ainda com financiamento da Fapergs e do CNPq, e apoio da Cooperativa Agrícola Mista de Nova Palma (Campal) e das Farinhas Maria Inês.

Episódios iniciais do documentário foram exibidos em cerimônia de lançamento

O lançamento do documentário ocorreu no dia 27 de abril, no Espaço Multidisciplinar de Pesquisa e Extensão da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) na cidade de Silveira Martins. Na ocasião, além da apresentação do projeto, que se constitui numa série documental, foram exibidos seus dois primeiros episódios. O primeiro deles, intitulado “A Rainha das Cucas”, pode ser assistido pelo Youtube.

marinarafaelraquelmonica notícia12052023

Foto: além das professoras e pesquisadoras responsáveis pelos projetos, as "nonas" e familiares e também participaram do lançamento do documentário

Durante a cerimônia de lançamento, a professora Raquel Lunardi explicou que o documentário faz parte de um esforço de preservar a memória e a cultura gastronômica da Quarta Colônia. “Pesquisar sobre o tema da comida nos remete às melhores lembranças da nossa infância. Foi pensando nessas lembranças e de como elas podem representar um novo momento para a região, de desenvolvimento socioeconômico através do turismo gastronômico, que idealizamos esse projeto”, disse.

Além das professoras coordenadoras do documentário, estiveram presentes na cerimônia de lançamento diversas autoridades, entre elas a coordenadora do projeto do Geoparque Quarta Colônia, Jaciele Sell, a secretária executiva do Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento Sustentável da Região dos Campos de Cima da Serra (Condesus), Valserina Gassem, o vice-prefeito de Silveira Martins, Sadi Tolfo e o presidente da Campal, Claudimir José Piccin. Também estavam presentes as professoras do Departamento de Turismo da UFSM Monica Pons, Caroline Ceretta e Dalva Dotto, que colaboraram com o projeto.