Página inicial > Últimas Notícias > Carta aberta propõe ações voltadas à inovação nos IFs da região sul
Notícias IF Farroupilha

Carta aberta propõe ações voltadas à inovação nos IFs da região sul

Publicado em Segunda, 16 de Outubro de 2023, 16h56 | por Secretaria de Comunicação | Voltar à página anterior

Assinado por coordenadores dos três Institutos Federais gaúchos, a Carta Aberta de Santa Maria propõe a reestruturação dos Núcleos de Inovação e Transferência de Tecnologia (NITs) dos IFs da região sul do Brasil. O documento foi entregue à reitora do IFFar no dia 5 de outubro.

cartaabertaNIT notícia16102023

Foto: reitora do IFFar recebe Carta Aberta de Santa Maria

A carta é resultado da 1ª Edição do Encontro dos Núcleos de Inovação Tecnológica da Região Sul do Brasil. O evento foi realizado nos dias 28 e 29 de junho no Espaço INOVA do IFFar, localizado no Santa Maria Tecnoparque. O encontro teve a participação de coordenadores de NITs, gestores e bolsistas de todos os IFs da região sul. O evento foi realizado através do projeto NIT Meridional, coordenado pelo IFFar e aprovado em edital da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação (Setec/MEC).

O documento estipula cinco pontos centrais que promoveriam a valorização da inovação nos IFs e uma reestruturação dos NITs. Entre eles, estão a garantia de uma estrutura mínima de pessoal para os NITs, prevendo diretoria e coordenações; orçamento compatível e exclusivo para atividades de inovação; consolidação do NIT Meridional; garantia de liberação de servidores e recursos financeiros para eventos presenciais.

O documento foi entregue à reitora do IFFar, Nídia Heringer, no dia 5 de outubro, pelo coordenador de Inovação Tecnológica, Anderson Monteiro. Também participaram da entrega o pró-reitor de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação do IFFar, Arthur Frantz, e a coordenadora de Inovação Tecnológica Substituta, Thaís Baldissera.