Página inicial > Últimas Notícias > Campus Uruguaiana completa 10 anos nesta segunda (10)
Notícias IF Farroupilha

Campus Uruguaiana completa 10 anos nesta segunda (10)

Publicado em Segunda, 10 de Junho de 2024, 16h00 | por Secretaria de Comunicação | Voltar à página anterior

O Instituto Federal Farroupilha – Campus Uruguaiana completa 10 anos de atividades nesta segunda-feira, 10 de junho. Antes denominada Campus Avançado e ligada administrativamente ao Campus São Borja, a unidade tornou-se campus autônomo no começo de maio, sendo o mais recente do IFFar.

aereacampusuruguaiana notícia10062024

Foto: imagem aérea do IFFar - Campus Uruguaiana

O então Campus Avançado Uruguaiana iniciou suas atividades no dia 10 de junho de 2014, nas dependências do antigo prédio da Fafiur. Na época, eram oferecidos cursos de qualificação profissional ligados ao Pronatec e cursos técnicos.

Em 2015, foi inaugurada a sede definitiva da unidade. A estrutura era da Unipampa e foi reformada pela prefeitura para ser destinada ao IFFar. As atividades letivas no novo local iniciaram com a oferta do curso Técnico Subsequente em Informática para duas turmas de 35 alunos. De 2016 a 2019 a unidade foi sendo expandida com a oferta de novos cursos e a inauguração de novas estruturas, como o ginásio esportivo.

No dia 7 de maio de 2024, foi escrito o mais recente e muito importante capítulo da história da unidade. O IFFar em Uruguaiana passou a ser um campus autônomo. Com isso, a instituição poderá ter mais docentes e técnicos-administrativos em educação e atender a um número maior de estudantes no município.

Como Campus Avançado, a unidade podia ter 20 professores, 13 técnicos-administrativos em educação e atender a 400 alunos. A alteração dobra a capacidade da instituição: ela poderá ter 40 professores, 26 técnicos-administrativos em educação e atender a 800 estudantes.

Atualmente, o Campus Uruguaiana conta com 24 professores efetivos e cinco substitutos e 14 técnicos-administrativos em educação. Oferece quatro cursos técnicos e uma graduação para 369 alunos*. A infraestrutura conta com um prédio administrativo, um prédio de salas de aula, uma área de convivência, quadra esportiva e ginásio.

Em abril deste ano, dirigentes da unidade discutiram com a reitora do IFFar, professora Nídia Heringer, planos de desenvolvimento da unidade. Entre eles, a construção de uma biblioteca e um refeitório, obras que podem totalizar um investimento de R$3,3 milhões.

Além disso, a partir de 2025, o Campus Uruguaiana vai oferecer dois novos cursos de graduação: tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas e bacharelado em Administração.

Prefeitos participam de comemoração de aniversário do Campus Uruguaiana

Para marcar os dez anos de funcionamento da unidade, o Campus Uruguaiana realiza nesta segunda-feira (10) uma solenidade com a participação de prefeitos da região.

aniversáriouruguaiana notícia10062024a

Foto: comemoração dos 10 anos do Campus Uruguaiana reúne diretores-gerais e pró-reitor do IFFar e prefeitos na unidade

Participam do evento os prefeitos de Uruguaiana, Ronnie Peterson Colpo Melo, de Barra do Quaraí, Maher Jaber Mahmud, e o ex-prefeito de Uruguaiana, Luis Augusto Schneider. O pró-reitor de Desenvolvimento Institucional do IFFar, professor Carlos Lehn, representa a reitora.

Também participam da solenidade os diretores-gerais do Campus Uruguaiana, Jhonathan Alberto dos Santos Oliveira, e do Campus São Borja, Artênio Rabuske, servidores e estudantes.

*Fontes: SISTEC em 28/12/2023 e SIAPE Jan/2024

Secom