Página inicial > Últimas Notícias > Alunos do IFFar realizam mostra de trabalhos sobre enchentes no RS
Notícias IF Farroupilha

Alunos do IFFar realizam mostra de trabalhos sobre enchentes no RS

Publicado em Segunda, 12 de Agosto de 2024, 14h00 | por Secretaria de Comunicação | Voltar à página anterior

Estudantes do Curso Técnico Integrado em Administração do Centro de Referência do IFFar em Santiago desenvolveram trabalhos sobre as enchentes no Rio Grande do Sul ocorridas em 2024. As apresentações ocorreram na forma de uma mostra de pôsteres, no Ginásio da unidade, no dia 5 de julho.

mostraenchenteRSsantiago notícia12082024

Fonte: Alunos do Técnico em Administração do CR Santiago apresentam Projeto Integrador sobre enchentes no RS

Os trabalhos foram realizados de forma integrada e interdisciplinar por estudantes do primeiro, segundo e terceiro ano do Técnico Integrado em Administração. O Projeto Integrador teve o objetivo de promover a pesquisa, capacidade de síntese, análise, seleção e produção textual sobre as situações devastadoras que causaram as enchentes no estado.

As apresentações aconteceram na quadra de esporte do Centro de Referência do IFFar em Santiago. Os trabalhos foram apresentados na forma de pôsteres desenvolvidos por alunos com orientação de professores do curso.

Os trabalhos abordaram tópicos relacionados aos fatores naturais que contribuem para a ocorrência de enchentes, os efeitos das enchentes sobre o meio ambiente, a sociedade, a economia e a responsabilidade social das empresas neste contexto.

A atividade possibilitou aos estudantes a proposta de medidas sobre mitigação e adaptação, incluindo melhorias na infraestrutura, sistemas de alerta precoce e políticas públicas de gestão de riscos. Os alunos apresentaram sugestões de ações ou campanhas educativas para aumentar a conscientização da população sobre os riscos e as práticas de prevenção de enchentes.

De acordo com os professores envolvidos no projeto, a mostra proporcionou a reflexão dos estudantes, de forma integrada, sobre aspectos que norteiam a construção de uma sociedade mais preparada e resiliente. Além disso, a abordagem interdisciplinar permitiu aos estudantes a retomada de situações pertinentes em cada disciplina, visando a aprendizagem e a construção do conhecimento.

Secom – com informações da Coordenação do Curso Técnico Integrado em Administração do Centro de Referência do IFFar em Santiago