Página inicial > Últimas Notícias > Inscrições para Técnicos Subsequentes do IFFar vão até 23 de outubro
Notícias IF Farroupilha

Inscrições para Técnicos Subsequentes do IFFar vão até 23 de outubro

Publicado em Segunda, 14 de Outubro de 2024, 10h24 | por Secretaria de Comunicação | Voltar à página anterior

O IFFar oferece 820 vagas em cursos técnicos gratuitos para quem já completou o Ensino Médio. São oferecidos cursos nas modalidades presencial e à distância. As inscrições devem ser realizadas até o dia 23 de outubro.

ps2025técnicossubsequentes notícia10092024

Os cursos Técnicos Subsequentes presenciais são oferecidos nas cidades de Frederico Westphalen, Júlio de Castilhos, Panambi, Santiago, Santo Ângelo e São Vicente do Sul. A maior parte deles é oferecida no turno da noite. Confira lista completa de cursos no final desta notícia.

Para frequentar os cursos Técnicos Subsequentes à distância, os candidatos devem ter disponibilidade para participar de encontros presenciais, que correspondem, no mínimo, a 20% da carga-horária dos cursos. Essas atividades presenciais são realizadas nos polos do IFFar localizados nas cidades de Alegrete, Candelária, Giruá, Panambi, Santiago, Santa Rosa, São Gabriel e São Vicente do Sul.

As inscrições, assim como os cursos, são 100% gratuitas e podem ser realizadas até o dia 23 de outubro por meio do Sistema de Inscrições do IFFar. A seleção dos candidatos, caso haja maior número de inscritos em relação às vagas disponíveis em cada curso, é realizada através de sorteio eletrônico. Não é realizada prova para o ingresso nestes cursos.

Para participar da seleção, os candidatos devem ter o ensino médio completo ou estar finalizando o último ano em 2024. O IFFar destina 60% das vagas a candidatos que tenham cursado integralmente o Ensino fundamental em escola pública. Dentro dessa reserva, metade das vagas são destinadas a pessoas de baixa renda.

As informações completas sobre a seleção estão disponíveis no Edital nº 318/2024, que é de leitura obrigatória a todos os candidatos. No link do edital também está disponível um passo a passo para a realização das inscrições.

Confira a lista de cursos

Datas importantes

• Período de inscrições: 10/09 a 23/10/2024
  • Publicação da lista preliminar de inscritos: 13/11/2024
  • Período para interposição de recursos: 14/11/2024
  • Publicação da lista definitiva de inscritos: 25/11/2024
  • Realização do sorteio eletrônico: 27/11/2024
  • 1ª Chamada: 29/11/2024
  • Confirmação de vaga: 29/11 a 10/12/2024
  • Início das aulas: primeiro semestre de 2025

Confira os processos seletivos do IFFar com inscrições abertas:

• Técnicos Subsequentes: cursos técnicos presenciais e à distância para quem já concluiu o ensino médio - inscrições até  23 de outubro
  • Pós-Graduação Lato Sensu EaD: especializações à distância para quem já concluiu curso superior - inscrições até 1º de novembro
  • Técnicos Integrados Proeja: ensino médio + curso técnico presenciais no IFFar para maiores de 18 anos - inscrições até 31 de janeiro de 2025

Acesse a página de Ingresso do IFFar para ficar por dentro de todas as seleções.