Página inicial > Últimas Notícias > Pedido de registro de programa de computador é publicado pelo INPI
Notícias IF Farroupilha

Pedido de registro de programa de computador é publicado pelo INPI

Publicado em Segunda, 18 de Abril de 2016, 21h30 | por Secretaria de Comunicação | Voltar à página anterior

O Instituto Federal Farroupilha realizou um pedido de registro de programa de computador no Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI), o qual oficializado através da publicação na Revista da Propriedade Industrial n° 2362 (seção I), meio que o INPI utiliza para comunicar os atos, despachos, e decisões relacionadas ao sistema de propriedade industrial no país.

O pedido diz respeito ao programa de computador Bookline - Módulo de Avaliação, desenvolvido pelo professor Fernando Luis de Oliveira, do Campus São Borja. O processo de registro foi viabilizado por meio do Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT) São Borja e pela Coordenação de Inovação Tecnológica da Pró-reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação do IF Farroupilha.

O programa foi implementado durante as avaliações de trabalhos da MEPT 2015. Segundo os organizadores, suas funcionalidades tiveram 100% de aprovação entre os avaliadores, uma vez que o Bookline proporcionou o gerenciamento de forma simples e rápida de 305 trabalhos por 72 avaliadores, que por sua vez observaram 34 critérios, totalizando 3.924 avaliações.

Sobre o programa

O aplicativo Bookline é composto por dois módulos, sendo um módulo servidor responsável pela entrada dos dados do evento e outro módulo para dispositivos móveis (smartphones e tablets) encarregado de realizar efetivamente a avaliação dos trabalhos.

Na experiência realizada na última MEPT, os avaliadores interagiram com o módulo móvel. Assim, durante a execução do evento eles tiveram a liberdade para se locomover durante as avaliações, recebendo informações adicionais sobre cada critério de avaliação a fim de viabilizar a constituição da nota do trabalho. Ao final das avaliações, bastava o avaliador enviar suas considerações ao servidor central, que processou e compilou os dados de todas as avaliações, indicando se o trabalho foi aceito, por exemplo, e gerando um ranking com os melhores trabalhos.

Com informações do NIT - IF Farroupilha