Página inicial > Últimas Notícias > Alunos de Edificações do Campus Panambi apresentam trabalho em evento no Acre
Notícias IF Farroupilha

Alunos de Edificações do Campus Panambi apresentam trabalho em evento no Acre

Publicado em Terça, 12 de Junho de 2018, 09h40 | por Secretaria de Comunicação | Voltar à página anterior

Dois alunos do curso Técnico em Edificações do Campus Panambi participaram da VI Feira Nacional de Matemática, realizada entre os dias 23 e 25 de maio, em Rio Branco/Acre. Com o trabalho “A matemática na construção civil”, os alunos Volnei Soares do Amaral e Silas Meirelles da Rosa desenvolveram um jogo que simula o layout de um canteiro de obras para construção de uma casa, no qual os “jogadores” necessitam organizar o espaço de forma a otimizar as atividades laborais e evitar desperdício de materiais.

De acordo com a professora Cristiane Sonego Rolim, orientadora do trabalho, os conhecimentos matemáticos aplicados no projeto para a “marcação de planta baixa, compreenderam a utilização de escala, a importância do uso do Teorema de Pitágoras, a necessidade de nivelamento de alguns terrenos, calculando o volume de corte e de aterros necessários, a utilização de medidas de ângulos, o cálculo do tamanho das baias, a capacidade de armazenamento em volume, etc.” Com o trabalho, a professora objetivou apresentar aos alunos uma matemática simples e prática, relacionada com a teoria, procurando demonstrar os várias conteúdos matemáticos envolvidos em algumas etapas de construção de uma pequena casa – que está no centro do canteiro de obras fictício contemplado pelo jogo.

O trabalho foi um dos vencedores da 1ª edição da Feira Regional de Matemática, realizada em Ijuí, em 2017. O Campus Panambi sediará a II Feira Regional de Matemática, a ser realizada no dia 24 de agosto de 2018. O evento objetiva demonstrar projetos realizados por estudantes, professores e comunidade que envolvam conceitos matemáticos nos espaços educativos na perspectiva de evidenciar que "a matemática é para todos". O evento é uma realização da UNIJUÍ, juntamente com o IFFar - Campus Panambi, Secretaria Municipal de Educação e Cultura de Panambi e 36ª Coordenadoria Regional de Educação.