Diretoria de Administração, Orçamento e Finanças
A Diretoria de Administração, Orçamento e Finanças está diretamente ligada à Pró-Reitoria de Administração, tendo caráter deliberativo dentro dos limites das suas atribuições e consultivo às demais instâncias. Possui como principais atribuições: Acompanhar o desenvolvimento e execução das rotinas administrativas da Pró-Reitoria; participar de reuniões com a Administração Superior e demais segmentos do Instituto Federal Farroupilha; colaborar com o(a) pró-reitor(a) no assessoramento à Administração Superior e os diversos setores do Instituto Federal Farroupilha, nas áreas de planejamento, gestão contábil e financeira, modernização administrativa; propor a elaboração, planejamento e a execução das atividades de sua Diretoria; coordenar, supervisionar e monitorar todas as coordenações e setores ligados a Diretoria e suas atividades; supervisionar e orientar os responsáveis pelos setores quanto aos procedimentos e bases legais para as atividades dos setores; gerenciar e acompanhar a execução orçamentária e financeira no âmbito do Instituto; apresentar relatórios gerenciais periodicamente; propor regulamentações e normas que atendam as especificidades dos setores e a legislação vigente e demais atividades relacionadas à Pró-Reitoria de Administração.
A Diretoria de Administração, Orçamento e Finanças está subdividida em quatro Coordenações:
Coordenação de Administração, Almoxarifado e Patrimônio
Principais atribuições: Emitir relatórios mensais referente as atividades da Coordenação e dos setores de sua responsabilidade; emitir pareceres no âmbito da Coordenação; desenvolver, em conjunto com os representantes dos campi, a atualização periódica de Manuais e procedimentos pertinentes à área infraestrutura, patrimônio, almoxarifado e gestão de frotas; gerenciar, supervisionar e monitorar as atividades de almoxarifado, patrimônio e gestão de frotas no âmbito da Reitoria e do Instituto Federal Farroupilha; liderar reuniões, expor necessidades, orientar sobre eventuais correções de rumo referente a sua área de atuação; apoiar a área contábil para desenvolver ações de reavaliação e depreciação de bens; assegurar o controle rígido do estoque, bem como consumo médio e ponto de compra, calculando demandas futuras, evitando falta de materiais; desenvolver, em conjunto com os representantes dos campi, a atualização periódica de Manuais e procedimentos pertinentes à área de infraestrutura e gerenciar e encaminhar o inventário patrimonial anualmente.
Coordenação de Contabilidade
Principais atribuições: Realizar o acompanhamento dos Auditores Contábeis (Órgão e UGs); realizar o acompanhamento da execução orçamentária e financeira nos sistemas institucionais; providenciar a manutenção das situações de adimplência junto aos órgãos tributários e previdenciários, municipais, estadual e federal, para emissão de Certidões Negativas de Débitos (CND) e Certificados de Regularidades (CRF - FGTS); emitir pareceres acerca das Prestações de Contas oriundas dos campi; elaborar e transmitir arquivos SEFIP/GFIP, referente a folha de pagamento dos professores substitutos e colaboradores eventuais; realizar o Registro de Conformidade Contábil de UG (158127) e de Órgão (26420); realizar o Registro de Conformidade Contábil dos campi em caso de impedimento legal do Contador do campus ou na ausência deste; realizar as rotinas de encerramento do exercício e abertura do Exercício e acompanhar e monitorar as contas contábeis, e realizar os ajustes e lançamentos contábeis pertinentes para a equalização dos registros.
Coordenação de Engenharia e Arquitetura
Principais atribuições: planejar, coordenar a operação e a manutenção e avaliar a contratação de serviços em engenharia; planejar e elaborar projetos, fazendo-os constar em banco de projetos; fiscalizar e coordenar a execução das obras nos campi; criar projetos de ambientações e layout; assessorar e acompanhar a execução dos serviços das diversas obras da instituição; cadastrar e atualizar informações das obras nos sistemas de uso institucional. Analisar e emitir pareceres técnicos relacionados a obras e bens imóveis da Reitoria e dos campi; coordenar a elaboração de projetos; coordenar as atividades da equipe técnica de engenharia e arquitetura da reitoria e dos campi; desenvolver, em conjunto com os representantes dos campi, a atualização periódica de manuais e procedimentos pertinentes à área de Engenharia e Arquitetura; emitir relatórios periódicos das atividades da Coordenação de Engenharia e Arquitetura.
Coordenação de Orçamento e Finanças
Principais atribuições: Elaborar relatório referente à execução orçamentária e financeira e ao atendimento de metas do órgão; efetuar o detalhamento de naturezas de despesas da dotação inicial no SIAFI e no controle interno; acompanhar e monitorar a execução orçamentária e financeira da reitoria e campi; acompanhar e monitorar os saldos em restos a pagar da reitoria e dos campi; encaminhar os anexos do relatório de gestão, do exercício anterior, relativo a informações orçamentárias e de créditos descentralizados; emitir documento do SIAFI de liberação orçamentária para pagamento de despesas com pessoal e encargos do Instituto Federal Farroupilha; solicitar aos campi previsão de despesas para exercícios subsequentes; abrir processos para alocação anual de suprimento de fundos conforme previsão orçamentária detalhada dos campi e Reitoria. Desenvolver, em conjunto com os representantes dos campi, a atualização periódica de Manuais e procedimentos pertinentes à área orçamentária e financeira e desempenhar atividades inerentes à área orçamentária e financeira.
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