Página inicial > Alegrete > Atividade PPI monta Feira de Botânica e integra disciplinas
Notícias Alegrete

Atividade PPI monta Feira de Botânica e integra disciplinas

Publicado em Terça, 21 de Junho de 2016, 16h41 | por Ascom Alegrete | Voltar à página anterior

A atividade Prática Profissional Integrada (PPI) faz parte da ementa de algumas disciplinas de alguns cursos, inclusive na de Licenciatura em Ciências Biológicas, onde os alunos utilizam os conhecimentos adquiridos na sala de aula sobre duas ou mais disciplinas e apresentam/aplicam de uma forma didática os mesmos. Neste semestre, essa prática envolveu duas disciplinas: Sistemática de Magnoliophyta, ministrada pela Professora Patrícia Marini e Metodologia Científica, ministrada no início do semestre pela Professora Dânae Longo e no final do semestre pela Professora Paula Guadagnin.

Na disciplina de Sistemática de Magnoliophyta, a professora Patrícia pediu aos alunos que fizessem, ao longo do semestre, um herbário de plantas secas onde cada exemplar de planta coletada deveria representar uma das principais famílias da Botânica. Agora, no final do semestre, a professora pediu que os mesmos utilizassem seus próprios herbários como parte da avaliação da disciplina.

A atividade foi, usando a criatividade e a didática, organizar uma Mini Feira de Botânica para apresentar aos alunos do ensino médio.  Os futuros docentes expuseram as plantas e explicaram suas classificações e várias aplicabilidades para a ciência, a importância das plantas para a vida profissional dos alunos do ensino médio, que estão estudando exatamente a parte de Botânica (no nível deles) com a Professora Cintia Leal, a qual também colaborou com a Mini Feira ao levar seus alunos na atividade.

Diante disso, no dia 17 de junho, sexta-feira, às 13h20 aconteceu a Mini Feira de Botânica com a participação dos alunos do ensino superior e do médio e a colaboração das Professoras Patrícia Marini (de Sistemática de Magnoliophyta), Cintia Leal (Biologia) e Paula Guadagnin (Metodologia Científica), se utilizando da interdisciplinaridade na construção do conhecimento.

“A apresentação foi de grande valia, visto que com este projeto os alunos da Licenciatura em Biologia tiveram a oportunidade de aplicar os conhecimentos que adquiriram ao longo do semestre na disciplina de Sistemática de Magnoliophyta e, através, dos conhecimentos adquiridos pela disciplina de Metodologia Científica usaram diversas formas didáticas para ensinar sobre as plantas aos alunos do ensino médio”, explica a professora Patrícia.