Página inicial > Jaguari > ProfEPT - Polo do IFFar inicia suas atividades letivas com ingresso da quinta turma na semana de 04 a 08 de abril de 2022.
Notícias Jaguari

Publicado em Segunda, 11 de Abril de 2022, 10h38 | por Ascom Jaguari | Voltar à página anterior

As atividades da quinta turma do Mestrado profissional em Educação Profissional e Tecnológica - ProfEPT - polo do IFFar sediado no Campus Jaguari iniciaram na semana de 04 a 08 de abril de 2022.

1 aula t5

No dia 05 de abril os estudantes ingressantes tiveram a oportunidade de participar da aula inaugural nacional proferida pela Professora Dra. Lucília Machado que abordou o tema "Educação Profissional e Tecnológica: concepção e prática".
Nos dias 07 e 08 de abril as atividades foram desenvolvidas de forma presencial onde os estudantes foram recepcionados no Campus Jaguari. Dentro da programação de atividades desenvolvidas foram realizados momentos de acolhida aos estudantes pela coordenadora do curso Profª. Taniamara Vizzotto Chaves, pelo secretário do curso Sr. Eder Borba, pelo Diretor Geral do Campus Jaguari Profº. Ricardo Antonio Rodrigues e sua equipe de gestão.

Estiveram também presentes no ato de recepção e acolhida aos estudantes a Reitora do IFFar, Profª. Nídia Heringer, acompanhada da Chefe de Gabinete da reitoria senhora Dalva Pillar, a Coordenadora Geral de Pós-Graduação do IFFar, senhora Caroline Leuchtenberger, representando o Pró-Reitor de Pesquisa, Pós Graduação e Inovação, o Pró-reitor de Ensino e docente do programa senhor Renato Xavier Coutinho. Também marcaram sua presença na atividade de recepção os diretores gerais dos Campi de Santo Augusto, Srª Márcia Fink, pelo Campus São Borja, Sr. Artênio Bernardo Rabuske, pelo Campus Julio de Castilhos, Sr. Rodrigo Carvalho Carlotto e do Campus Avançado de Uruguaiana, Sr. Jhonathan Alberto dos Santos Silveira.

Ainda dentro das atividades de recepção aos estudantes foi realizado um momento de apresentação dos docentes para o grupo de ingressantes. Os estudantes também vivenciaram momentos iniciais de formação em duas das três disciplinas previstas para o primeiro semestre do curso, quais sejam, disciplina de Bases Conceituais para a Educação Profissional e Tecnológica e a disciplina de Seminário de Pesquisa. Dentro da programação da disciplina de Seminário de Pesquisa puderam vivenciar um momento bastante significativo que foi o exame de qualificação da mestranda Verlaine Denise Brasil Gerlach, ingressante na quarta turma do mestrado, que foi orientada pela professora Dra. Daniela Copetti Santos e qualificou o projeto de pesquisa intitulado “Gestão em Tempos de Pandemia: As Vivências dos Dirigentes do Instituto Federal Farroupilha”, vinculado a linha de pesquisa 02 do programa “Organização e Memórias de Espaços Pedagógicos na Educação Profissional e Tecnológica”.

Ao final dos dois dias de atividades os estudantes foram agraciados com uma confraternização onde puderam partilhar vivências, curiosidades e as primeiras impressões sobre o ingresso no curso. A turma é composta por estudantes com diversas formações e qualificações, servidores da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica, também de de outras redes de ensino federal, municipais, estadual e privada. Os 24 estudantes da turma são oriundos de municípios da região de abrangência do IFFar, quais sejam: Jaguari, Santiago, São Borja, Uruguaiana, Santa Maria, Santo Augusto, Santa Rosa, Júlio de Castilhos, Panambi e também São Gabriel e Santana do Livramento. A inserção dos estudantes considerando todos esses municípios de abrangência do IFFar e também fora da sua região de abrangência permite evidenciar sobre a importância e a necessidade do programa para a qualificação profissional e o desenvolvimento regional especialmente dos sujeitos e das redes de ensino envolvidas, o que também pode ser evidenciado pela quantidade de inscrições para o processo seletivo deste ano que atingiu 338 inscritos somente para o polo do IFFar. Com isso, ao interiorizar a pós-graduação em nível de mestrado o IFFar cumpre com sua missão qualificando profissionais e proporcionando o desenvolvimento da sua região de abrangência, tornando-se referência em Educação Profissional e Tecnológica e em Pesquisa em Ensino para a região Centro Oeste e noroeste do estado do Rio Grande do Sul.

A seguir temos alguns registros fotográficos dos diferentes momentos realizados nos dois dias de atividades desenvolvidas.

Assunto(s): ,