Página inicial > Panambi > [CineViver] Quanto vale ou é por quilo?
Notícias Panambi

[CineViver] Quanto vale ou é por quilo?

Publicado em Segunda, 18 de Março de 2019, 17h15 | por Ascom Panambi | Voltar à página anterior

No sábado (16), mais de 150 pessoas participaram da 1ª edição do CineViver em 2019, sob responsabilidade do Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas. O filme selecionado para a sessão foi o longa-metragem brasileiro “Quanto vale ou é por quilo”, do diretor Sérgio Bianchi (2005).

A obra trouxe à tona discussões sobre discriminação racial, as contradições de um país em permanente crise de valores, a exploração humana como fonte de riqueza, a conduta desviante do trabalho de muitas ONGs, a pobreza e a miséria como mercadorias, entre outros assuntos. Esses e outros temas foram problematizados pelos alunos que, certamente, saíram sensibilizados por muitas questões suscitadas pelo filme.

“Quanto vale ou é por quilo” é baseado no conto “Pai contra mãe”, do escritor Machado de Assis. Para ler o conto, clique aqui.

Ao final da sessão, integrantes do NEABI propuseram uma atividade alusiva ao Dia Internacional contra a Discriminação Racial (21 de março), que deverá contar com a participação de toda comunidade interna do IFFar. No Campus há três caixas coletoras de relatos de situações de “preconceito ou discriminação”, vivenciadas dentro ou fora da escola. As contribuições podem ser anônimas e servirão como sugestões para as próximas ações do Núcleo.