Página inicial > Panambi > Diferentes áreas de atuação abordadas na Semana Acadêmica da Biologia
Notícias Panambi

Diferentes áreas de atuação abordadas na Semana Acadêmica da Biologia

Publicado em Quarta, 29 de Mai de 2019, 21h08 | por Ascom Panambi | Voltar à página anterior

Entre os dias 27 e 31 de maio está sendo realizada a V Semana Acadêmica do Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas do IFFar – Campus Panambi, cuja programação engloba diferentes áreas de atuação dos/as futuros/as docentes da área.

Na segunda-feira Gerson Müller falou sobre “O silêncio das abelhas: os efeitos dos neonecotinoides”, enfatizando os malefícios que esse grupo químico possui sobre os insetos, além de apresentar soluções substitutivas a seu uso. Na sequência o palestrante Paulo Roberto Santos dos Santos, doutorando da UNESP, abordou a importância da taxonomia de tubarões e raias para a preservação das diferentes espécies. Por meio de fala teórica e minicurso prático, Paulo sensibilizou o público sobre a necessidade da identificação correta das espécies, pois somente com dados populacionais válidos será possível desenvolver ações efetivas para sua conservação. O palestrante ainda apresentou uma segunda fala sobre “Monitoramento de praia do Parque Nacional da Lagoa do Peixe”. A temática das Plantas alimentícias não convencionais (PANCs) ficou a cargo da professora Geodéli Corrêa, que apresentou o uso das PANCs na alimentação e também trouxe um diversificado cardápio para degustação.

O terceiro dia do evento contou com uma palestra introdutória sobre conceitos gerais ligados à biotecnologia, sob responsabilidade de Melissa Postal, e teve a temática aprofundada com Patrícia Chaves Brittes, que falou sobre o “Diagnóstico molecular em leucemia”. Durante a tarde, a psicóloga Solange Koehler falou sobre a psicologia do desenvolvimento humano voltada para a educação, destacando a necessidade de empatia de docentes para melhor compreender e dialogar com os/as alunos/as, cujas transformações psicossociais interferem no desenvolvimento escolar. Já a psicóloga Raquel Wallau encerrou as atividades do dia discorrendo sobre “Escolhas e Projetos de Futuro”, momento em que os/as participantes foram instigados/as a pensar sobre os seus “projetos de futuro” e em como eles/as, enquanto docentes, poderão auxiliar os/as alunos/as em seus processos de escolha.