Página inicial > Panambi > Alunos de edificações participam de atividade sobre a Evolução Urbana de Panambi
Notícias Panambi

Publicado em Quinta, 08 de Agosto de 2019, 10h00 | por Ascom Panambi | Voltar à página anterior

Na noite do dia 1º/08, discentes do Curso Técnico em Edificações (Proeja e Subsequente) prestigiaram uma exposição temática sobre a Evolução Urbana de Panambi, realizada no Museu e Arquivo Histórico Professor Hermann Wegermann – MAHP.

Na ocasião, a coordenadora do Museu, Clea Hempe, juntamente com a colega Temia Wehrmann, apresentaram um estudo detalhado que servidores do MAHP realizaram sobre os Planos Diretores, elaborados em 1959, 1993 e 2008. Dentre os temas que permearam a apresentação destacaram-se a Evolução dos Registros Cartográficos, o Programa de Georreferenciamento, a História da implantação dos Planos Diretores no Brasil e em Panambi, as Zonas Especiais de Interesse Social, Áreas industriais, entre outros assuntos.

Ainda, o prefeito Daniel Hinnah, juntamente com a servidora Marinês, do Cadastro Municipal, apresentaram o sistema de georreferenciamento do município e o modo como acessar os dados dos imóveis, os índices urbanísticos, entre outros dados que os alunos e profissionais de edificações podem utilizar.

Ao final da atividade o arquiteto e urbanista Hugo Hempe falou sobre a evolução dos artefatos e materiais utilizados para a graficação de mapas, de projetos arquitetônicos e complementares. Apresentou ainda diversos materiais, tais como canetas de nanquim, normógrafos, gabaritos, aranhas e projetos antigos, destacando a relação das técnicas e normas de desenho técnico e a sua obrigatoriedade ainda nos dias de hoje que, mesmo com a utilização do AutoCad, ainda seguem os princípios do desenho técnico – que deve ser inicialmente aprendido à mão.

A atividade foi articulada pela professora Josiane Pillar Hinning como parte integrante do Projeto de Extensão Observatório da Economia Criativa da Construção Civil em Panambi, e contou com a participação de outros docentes do IFFar. A realização de palestras interativas no MAHP têm como objetivo divulgar o patrimônio do Arquivo Histórico, sendo também uma atividade alusiva à 17ª Semana Nacional de Museus e da 2ª Exposição Temporária do MAHP/2019.