Página inicial > Panambi > Turma de Processos Químicos realiza visita técnica à CCGL
Notícias Panambi

Turma de Processos Químicos realiza visita técnica à CCGL

Publicado em Quinta, 31 de Outubro de 2019, 10h21 | por Ascom Panambi | Voltar à página anterior

As turmas de graduação em Tecnologia em Processos Químicos, do curso Técnico em Química e do curso Técnico em Controle Ambiental do IFFar – Campus Panambi participaram de visita técnica na empresa de laticínios CCGL, localizada no município de Cruz Alta. Na atividade foram destacadas todas as etapas de processamento do leite, desde a chegada, passando pela transformação até chegar no produto final. Dentre as principais atividades acompanhadas estão:

• Operações de armazenamento e transporte do leite;
  • Processo de pasteurização do leite e do creme de leite;
  • Processo de separação centrífuga para a produção de creme de leite;
  • Processo de concentração e secagem para a produção do leite em pó;
  • Processo de produção do produto lácteo achocolatado;
  • Características de produtos e condições de operação de equipamentos;
  • Processos auxiliares de resfriamento e aquecimento do leite e derivados;
  • Sistema CIP (Clean-In-Place) de higienização de linhas e equipamentos;
  • Laboratórios de físico-química e microbiologia.

De maneira geral, foram apresentadas diversas áreas em que o graduado em Processos Químicos pode atuar, que vão desde atividades relativas à produção dos derivados lácteos até o controle de qualidade, onde esse profissional é peça fundamental, responsável por análises físico-químicas e (micro)biológicas em diversas fases dos processos.

Destaca-se que a graduação em Processos Químicos ofertada no IFFar Panambi dá amplo suporte técnico-científico para a formação dos profissionais que pretendem atuar na área de produção de alimentos, como a indústria de leite e derivados. Além disso, o curso capacita os alunos em relação ao funcionamento dos principais equipamentos encontrados na indústria de laticínios, como pasteurizadores, trocadores de calor, colunas de preparo de leite em pó, tanques de armazenamento e resfriamento, sistemas de refrigeração e geração de vapor e demais componentes acessórios.

A formação também dá suporte para atuação em outras áreas, como tratamento de efluentes, assim como capacita os profissionais formados em áreas de Higiene e Segurança Industrial e Gestão e Empreendedorismo.

Inscrições para Processo Seletivo iniciam 4/11

No dia 04/11 inicia-se o processo seletivo para o ingresso em 2020 na graduação em Processos Químicos do Instituto Federal Farroupilha – Campus Panambi. São ofertadas 40 vagas. Para concorrer a uma vaga basta o candidato ter feito a prova do ENEM em um dos últimos 10 anos. O curso é totalmente gratuito e forma profissionais com habilitação para atuação em diversas áreas de processos químicos industriais. Informações sobre a seleção em http://ingresso.iffarroupilha.edu.br/