Página inicial > Panambi > Docentes do Campus Panambi aprovam 15 projetos de pesquisa com bolsas para estudantes
Notícias Panambi

Publicado em Terça, 18 de Agosto de 2020, 11h33 | por Ascom Panambi | Voltar à página anterior

A Constituição Brasileira, em seu artigo 207, estabelece a indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão. Isso significa que as instituições de Ensino Superior devem trabalhar esses três eixos de forma equivalente. E no IFFar – Campus Panambi, a possibilidade de participação em projetos de pesquisa inicia-se também no Ensino Médio, via participação como alunos voluntários ou bolsistas em projetos.

No mês de agosto, docentes do Campus aprovaram 15 projetos de pesquisa, totalizando 18 bolsas de iniciação científica para estudantes da instituição, e perfazendo um investimento de cerca de R$350.000,00 entre bolsas, equipamentos e materiais de consumo. Esses recursos são advindos de duas diferentes modalidades de fomento: os projetos de pesquisas aprovados para financiamento interno e os aprovados juntos à Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul (Fapergs).

Os projetos de pesquisa aprovados via Fapergs foram demandados por instituições externas, reforçando o vínculo do IFFar – Campus Panambi com a comunidade local.

Confira os projetos, seus proponentes e número de bolsas disponíveis para estudantes. Estudantes interessados em participar dos projetos como voluntários ou bolsistas devem entrar em contato com os professores coordenadores.

Projetos de Pesquisa Aprovados Institucionalmente (IFFar)

Início: agosto de 2020

Término: julho de 2021

Número de bolsas: 7 bolsas para graduação, 2 bolsas para Ensino Médio e 1 bolsa para Pós-Graduação, com 1 ano de duração.

Projetos de Pesquisa Aprovados junto à Fapergs

Início: setembro de 2020

Término: agosto de 2022

Número de bolsas: 8 bolsas para estudantes de cursos superiores, com 2 anos de duração.

Para o Diretor de Pesquisa, Produção e Extensão do Campus Panambi, Gerson Azulim Müller, quando os três pilares ensino, pesquisa e extensão estão bem articulados, a forma com que se ensina e se aprende, interligando a teoria e prática, promove a formação integral do aluno, que é um dos pilares do Instituto Federal Farroupilha.