Página inicial > Panambi > Atividades de extensão alusivas ao Mês do Patrimônio Cultural
Notícias Panambi

Atividades de extensão alusivas ao Mês do Patrimônio Cultural

Publicado em Sexta, 27 de Agosto de 2021, 10h24 | por Ascom Panambi | Voltar à página anterior

O Município de Cruz Alta comemorou seu bicentenário neste mês de agosto. Registramos ainda que desse importante território original surgiram mais de 220 Municípios, entre eles Panambi.

A professora Josiane Pillar Hinning, Coordenadora do Curso Técnico em Edificação – Proeja, que atuou como arquiteta e urbanista da Prefeitura de Cruz Alta, foi convidada para as comemorações, que incluíram momentos como a abertura de uma parede na Antiga Estação Férrea, onde foram encontrados documentos históricos.

Uma curiosidade: essa solenidade de abertura dessa cápsula do tempo só foi possível, pois a professora, que foi coordenadora do Núcleo de Planejamento Urbano e Ambiental e da Comissão de Patrimônio Histórico e Cultural da Prefeitura, naquela oportunidade teve conhecimento da existência desse local.

Essas informações foram fundamentais para que os responsáveis atuais fossem contatados e a solenidade de abertura do local fosse realizada nas comemorações dos 200 anos de Cruz Alta.

Assim, o responsável por encontrar o local, no ano de 1984, engenheiro civil Carlos Dedavid, foi contatado para que pudesse participar desse importante momento. Demais autoridades municipais participaram dessa redescoberta. A Prefeita, Dra. Paula Rubin Facco Librelotto, destacou a importância do momento para a história e memória do Município. Participaram ainda das atividades os artistas do Grupo Maschara, Kleber Lorenzoni e Renato Casagrande, a Secretária de Obras do Município, Barbara Vieira Nogueira, o arquiteto Mateus Veronese, dentre outros convidados.

Durante e abertura da exposição sobre a descoberta também participaram demais autoridades, como a Coordenadora de Cultura do Município, Shana Reis, e o pesquisador Rossano Cavalari. Documentos atuais, fotos da abertura da parede, bem como registros contemporâneos foram apresentados e farão parte de uma nova cápsula do tempo.

Nesta oportunidade a professora Josiane entregou um exemplar da Cartilha de Educação Patrimonial “Cruz Alta para colorir”, alusiva ao Dia do aniversário do Município, 18/08, bem como uma ação do Curso Técnico em Edificações Proeja, em virtude do dia 17/08, Dia Estadual do Patrimônio. A professora já desenvolveu a Cartilha “Panambi para Colorir”, que foi divulgada de forma online.

A prefeita, Dra. Paula, parabenizou pela iniciativa e agradeceu a professora e o IFFar – Campus Panambi, enfatizando que pretende potencializar o andamento das ações previstas na Cartilha para a área do Patrimônio Cultural no município. Solicitou à Coordenadoria de Cultura que dinamize o encaminhamento da Cartilha às escolas e que o documento faça parte também do Patrimônio do Município.

A Cartilha será divulgada em breve e também na oportunidade da Feira do Livro de Cruz Alta.