Página inicial > Panambi > IFFar encerra curso de Português para Imigrantes
Notícias Panambi

IFFar encerra curso de Português para Imigrantes

Publicado em Quinta, 16 de Dezembro de 2021, 14h15 | por Ascom Panambi | Voltar à página anterior

O Rio Grande do Sul é um dos estados a receber muitos imigrantes que buscam recomeçar suas vidas e Panambi é uma das cidades escolhidas para esse novo começo. Com o intuito de promover a inclusão e melhorar a qualidade de vida de alguns imigrantes residentes em Panambi, os servidores e estudantes do IFFar promoveram o curso de “Português para imigrantes”.

Realizado em parceria com a Prefeitura Municipal de Panambi, via Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), e do polo local da Universidade Aberta do Brasil (UAB), o curso teve duração de cerca de 3 meses, com encontros semanais que buscaram auxiliar na capacitação do uso da língua portuguesa para o exercício pleno da cidadania de cerca de 30 imigrantes das nacionalidades venezuelana e argentina.

No decorrer do curso formam desenvolvidas atividades a fim de promover e facilitar as trocas interculturais e a inserção desse grupo na comunidade local, por meio de atividades como autobiografia, elaboração de currículo, orientações sobre cuidados com a saúde, culinária, escrita e conversação.

Durante o curso, muitos servidores e servidoras do IFFar estiveram envolvidos no projeto ministrando aulas e oficinas, além da presença semanal dos estudantes voluntários – todos do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas do IFFar. Além do conhecimento e acolhimento, houve muita troca de afeto, de experiências e de cuidado. Foram vários dias de muitos aprendizados que resultaram num encontro festivo de despedida de uma turma que está pronta para ter uma cidade para chamar de sua.

O IFFar – Campus Panambi deseja que essa nova caminhada seja repleta de conquistas. Estaremos sempre de portas abertas para acolhê-los e apoiá-los.