Página inicial > Panambi > Encerramento dos projetos de extensão “Cultivando Vidas” e “Inteligência Emocional” é marcado por emoção
Notícias Panambi

Publicado em Segunda, 27 de Dezembro de 2021, 11h17 | por Ascom Panambi | Voltar à página anterior

No ano de 2021 o projeto de extensão "Cultivando Vidas” iniciou as atividades junto ao Lar dos Idosos Tabea a fim de realizar atividades de cultivo de plantas, em especial, suculentas. Ao transcorrer do projeto e considerando o longo período da pandemia em que houve um grande distanciamento social, o projeto "Inteligência Emocional", proposto por estudantes do IFFar, foi convidado a integrar-se e propor atividades aos idosos.

“O cultivo de plantas nos mais diversos espaços, além do objetivo econômico, cada vez mais está sendo utilizado com objetivo terapêutico, visto que a atividade é capaz de proporcionar momentos de contato com elementos da natureza, promovendo atividade física, proporcionando satisfação pessoal e consequentemente melhoria na qualidade de vida”, destaca o coordenador do projeto “Cultivando Vidas”, professor Odair Dal’Agnol.

Ao mesmo tempo, foram desenvolvidas atividades relacionadas às questões emocionais e cognitivas, com o intuito de melhorar a autoestima e o bem estar dos idosos. A coordenadora do projeto Inteligência Emocional, psicóloga Solange Ester Koehler, reforça a necessidade dos idosos compreenderem suas emoções e de controlá-las, de forma a melhorar seus relacionamentos, combater o estresse, diminuir a ansiedade e elevar a estima.

No dia 14 de dezembro a equipe do IFFar realizou o encerramento das atividades no Lar e foi surpreendida por uma linda homenagem. O Lar confeccionou um quadro com a foto de uma das plantas cultivadas no projeto e com o seu lema, “Vidas que se cruzam”, que ficará exposto no salão para relembrar os momentos especiais vividos durante o projeto. A homenagem fez os corações dos participantes transbordarem de emoção.

Na ocasião, a Diretora do Lar, Sra. Heidi Reinke, ressaltou a importância de parcerias como as realizadas com o IFFar. “O Lar Tabea é vanguarda no olhar e cuidado ao idoso. Há 66 anos, quando a expectativa de vida era baixíssima, um pequeno grupo de pessoas ousou fundar o Lar da Velhice em Panambi, ousou andar na contramão da cultura de que o velho não tem mais valor. Hoje o Lar de Idosos Tabea continua fiel ao legado dos pioneiros deste trabalho e procura expandir a visão para além das "quatro paredes", procurando parceiros sensíveis à causa do idoso no Brasil, dispostos a ações e projetos que deem visibilidade e valor a instituições que cuidam e tratam do idoso com dignidade e respeito, desconstruindo o preconceito tão enraizado na sociedade a respeito da velhice e de instituições de longa permanência para idosos, residenciais, casas geriátricas ou tantos outros nomes dados a organizações que funcionam como braços da família, assim como creches e escolas para crianças que estão na outra ponta da vida".

O IFFar agradece a oportunidade de trabalhar com pessoas tão extraordinárias e pelas trocas de conhecimentos, cuidados e afetos, e em especial pela participação de estudantes que colocaram seus “corações a almas” nessa atividade.

Ainda, torna-se importante destacar que motivados pelo projeto, servidores do IFFar – Campus Panambi levaram o tema de valorização dos idosos para a Consulta Popular 2022, submetendo a proposta e obtendo a destinação de recursos para “Qualificação de pessoal e aquisição de material para oficinas que mantêm os idosos ativos física e mentalmente”, nos 11 municípios do Corede Noroeste Colonial.

Que possamos, coletivamente, seguir transformando vidas!