Página inicial > Panambi > IFFar Campus Panambi conta com Laboratório de Biologia Molecular
Notícias Panambi

IFFar Campus Panambi conta com Laboratório de Biologia Molecular

Publicado em Sexta, 22 de Dezembro de 2023, 13h22 | por Ascom Panambi | Voltar à página anterior

No dia 04/12/2023, os professores e alunos do curso de Licenciatura em Ciências biológicas do IFFar Campus Panambi realizaram uma capacitação no laboratório de Biologia Molecular.

O Curso foi ministrado pela bióloga Patrícia Chaves Brites, servidora do Hospital Universitário de Santa Maria (HUSM) da UFSM, que atua no Laboratório de Análises Clínicas (LAC), no Setor de Biologia Molecular.

Durante a prática foram realizadas técnicas de PCR, PCR em Tempo real e sequenciamento de DNA. Além disso, durante o curso abordaram-se os seguintes tópicos:

boas práticas laboratoriais, elaboração de protocolos, extração de DNA, PCR e Eletroforese.

A biologia molecular é uma ferramenta que pode ser utilizada em diferentes áreas, portanto o laboratório de BIOMOL do Curso de Ciências Biológicas irá qualificar o ensino e a pesquisa do Campus.

Panambi é o único Campus do IFFar que conta com esse tipo de laboratório e, para os alunos que desejarem se especializar nessa área, com uma especialização após a faculdade, o biólogo molecular pode trabalhar em pesquisa médica, biotecnologia, indústria farmacêutica, administração de patentes, alguns setores hospitalares, diagnósticos de doenças, indústria alimentícia, docência, entre outros.

Ciências Biológicas é um dos cinco cursos de graduação que estão com inscrições abertas no IFFar – Campus Panambi. As inscrições devem ser realizada pelo site ingresso.iffarroupilha.edu.br/graduação até dia 02/01/2024. Para concorrer a uma vaga é necessário ter realizado alguma prova do ENEM entre 2009 e 2023. Todos os cursos no IFFar são totalmente gratuitos. Esperamos vocês!