Página inicial > Panambi > IFFar - Campus Panambi realiza Aula Magna do Curso de Bacharelado em Agronomia
Notícias Panambi

IFFar - Campus Panambi realiza Aula Magna do Curso de Bacharelado em Agronomia

Publicado em Quinta, 14 de Março de 2024, 09h23 | por Ascom Panambi | Voltar à página anterior

“Me sinto muito honrado por ter atuado no Curso de Agronomia mais antigo em funcionamento contínuo do país e por ter ministrado a Aula Magna para o mais novo Curso de Agronomia do país”, sentencia o Dr. Moacir Cardoso Elias, professor aposentado que atuou por 50 anos na Faculdade de Agronomia Eliseu Maciel (UFPel). O professor Moacir foi um dos palestrantes da Aula Magna do Curso de Bacharelado em Agronomia do IFFar – Campus Panambi, realizada na quarta-feira, 13/03/2024, no auditório da instituição.

Compartilhando a fala com o Sr. Alexandre Zilmer, Engenheiro Agrônomo da Cotripal, e com Márcia Ghizzi, Engenheira Agrônoma e Gerente Técnica das Sementes Costa Beber, os palestrantes abordaram diferentes nuances sobre “A evolução da Agronomia e do exercício profissional: da origem aos cenários futuros de atuação”. As competências, habilidades, a formação multiprofissional e o amparo legal para o exercício da profissão também foram destacados pelos palestrantes.

O evento também contou com uma sessão solene de abertura. Na ocasião, o Sr. Volnei Luiz Meneghetti, Coordenador do Curso, destacou que a “Agronomia é um compromisso com a terra, com a sustentabilidade e com o futuro da humanidade”, desejando que cada aluno desta primeira turma do curso tenha uma formação repleta de aprendizado, crescimento e realizações, deixando um legado duradouro para as turmas futuras.

O Sr. Daniel, Prefeito Municipal de Panambi, destacou que “esse é um momento solene, mas sobretudo uma celebração de mais uma conquista para Panambi. E isso nos impulsiona a olharmos para frente com grandes expectativas em relação a esses futuros profissionais e tantos outros que virão”.

Jorge Alberto Lago Fonseca, Diretor Geral do IFFar – Campus Panambi, pontuou que a criação do curso é resultado do desejo de toda uma comunidade que tem no trabalho com a terra como uma das nuances do Arranjo Produtivo Local. E o curso de agronomia vem com o intuito de “trazer os saberes populares para dialogar com os conhecimentos acadêmicos, potencializando a formação dos estudantes através do constante diálogo”.

Ainda, prestigiaram esse evento festivo, representantes de empresas vinculadas ao agronegócio, imprensa, estudantes e servidores do IFFar – Campus Panambi. O Curso de Bacharelado em Agronomia possui 40 vagas, as aulas são somente no turno da manhã e o curso tem 5 anos de duração.