Página inicial > Panambi > IFFar Reedita Projeto de Robótica Educacional em Parceria com a SMEC de Panambi
Notícias Panambi

IFFar Reedita Projeto de Robótica Educacional em Parceria com a SMEC de Panambi

Publicado em Terça, 28 de Mai de 2024, 14h20 | por Ascom Panambi | Voltar à página anterior

Na tarde de segunda-feira (27/05), o IFFar - Campus Panambi retomou seu projeto de extensão, focado na capacitação de professores e técnicos em informática da Secretaria Municipal de Educação e Cultura de Panambi (SMEC), para o uso educacional do kit Gogo Board. O evento contou com a presença do Diretor Geral do IFFar - Campus Panambi, Jorge Fonseca; da Coordenadora de Matemática da SMEC, Odete Kreiton; do Coordenador de Ciências da Natureza, da SMEC, Rômulo Fockink; dos professores proponentes do projeto, Gláucio Libardoni e Julian Giacomini (IFFar); além de 38 alunos extensionistas da SMEC.

O projeto, conduzido por docentes e técnicos do IFFar - Campus Panambi, “visa estimular a criatividade dos alunos extensionistas, incentivando o uso livre do kit de robótica para realizar adaptações pedagógicas”, explicou o professor Gláucio Libardoni. Posteriormente, esses conhecimentos serão aplicados em sala de aula com os carrinhos controlados por controle remoto.

Durante a formação, professores de matemática e ciências, além de técnicos em informática da SMEC, tiveram como principal tarefa a construção e programação de um carrinho controlado remotamente utilizando o kit de robótica Gogo Board. "Essa ferramenta possibilita a construção de protótipos que utilizam conhecimentos interdisciplinares de mecânica, informática e programação, aplicados a conceitos de diferentes áreas do ensino básico", destacou Julian Giacomini. Dessa forma, promove-se a inserção dos alunos do Ensino Fundamental na construção de artefatos tecnológicos, apoiando a produção concreta de saberes.

O trabalho foi desenvolvido de forma colaborativa, sob a orientação dos professores Gláucio Libardoni e Julian Giacomini. Esta formação é uma continuação do trabalho iniciado em 2022, que resultou no uso dos kits Gogo Board por turmas do 6º e 9º ano das Escolas Municipais de Ensino Fundamental de Panambi. Estas turmas participaram da I Competição de Robótica Educacional do município, realizada em 2023. A reedição e ampliação do projeto em 2024 visam estimular o uso do kit de robótica educacional com fins pedagógicos, fortalecendo ainda mais a parceria entre o IFFar - Campus Panambi e a SMEC, e proporcionando espaços de ensino e aprendizagem para que os alunos desenvolvam sua criatividade.

O projeto é realizado pelos professores do IFFar - Campus Panambi: Gláucio Libardoni, Julian Giacomini, Marcelo Bataglin, e pelo coordenador do IF Maker, Maiquel Braun. O projeto também conta com o apoio do bolsista Lorenzo Watthier, aluno do 2º ano do curso Técnico em Automação Industrial, e do estudante  Breno Alan Sorensen, que atua como voluntário.