Página inicial > São Borja > Café com Livros inicia atividades de leituras e debates em 2016
Notícias São Borja

Café com Livros inicia atividades de leituras e debates em 2016

Publicado em Terça, 19 de Abril de 2016, 16h25 | por Ascom São Borja | Voltar à página anterior

No dia Nacional do Livro Infantil, comemorado nessa segunda-feira, 18 de abril, teve o início de mais uma edição do Projeto de Extensão “Café com Livros: prazer em ler, ler por prazer”. O projeto, que desde 2013, vem sendo desenvolvido no Instituto Federal Farroupilha – Campus São Borja tem como objetivo apresentar e problematizar aspectos presentes nas obras literárias de gênero narrativo de autores representativos da literatura brasileira e universal, instigando os participantes à leitura e ao debate das obras apresentadas e problematizadas. Também é finalidade do projeto favorecer o exercício de uma cultura do pensar, abrindo espaço para reflexões e compartilhamento de ideias, a partir dos temas abordados nos livros. A intenção é promover a criticidade e a interdisciplinaridade, fomentando nos estudantes o interesse pela leitura e literatura ao instigar a diversidade de olhares sobre a mesma temática e ampliar o repertório literário dos alunos, compartilhando assim experiências leitoras ao confrontar interpretações das narrativas.

O primeiro encontro de 2016, reuniu aproximadamente 80 participantes, que aceitaram o desafio de descobrir o mundo mágico da leitura. Em sua 4ª edição, o projeto proporcionará aos inscritos o debate de romances, contos e crônicas, os quais serão selecionados a partir de temáticas como amizade, amor, violência, morte, loucura e distopia. Este ano, haverá também a integração com outros projetos do Instituto como o Cine Campus e Ideias em Debate, uma forma de agregar pontos de vista e manifestações artístico-literárias, proporcionando aos participantes oportunidades de interagir por meio das artes e despertar um novo olhar crítico acerca dos fatos que os cercam.

Em 2016, o horário das leituras e debates será das 17h15 às 19h, às segundas-feiras, quinzenalmente. Eventualmente os encontros poderão ocorrer no mesmo horário, nas terças-feiras. O projeto, que é coordenado pelos docentes Jairo Oliveira, professor de Inglês e Cristiane Araújo, professora de Português e Literatura, deve ocorrer até o dia 18 de novembro de 2016.

Assunto(s): ,,