Página inicial > Santa Rosa > Servidoras do IFFar Campus Santa Rosa participam de publicação em livro sobre diversidade e gênero
Notícias Santa Rosa

Publicado em Segunda, 06 de Mai de 2019, 17h01 | por Ascom Santa Rosa | Voltar à página anterior

As professoras de Ciências Biológicas do IFFar Campus Santa Rosa, Dra. Daniela Copetti Santos e Dra. Luciane Carvalho Oleques, junto da presidente do Núcleo de Diversidade e Gênero do Campus (NUGEDIS), Juliane Oberoffer, participaram da publicação de um capítulo de livro sobre diversidade e gênero, sendo ele intitulado: “Diversidade e Gênero a partir da construção de uma metodologia ativa com alunos do Ensino Médio Integrado”.

O livro “A produção do conhecimento nas Ciências Sociais Aplicadas”, foi publicado recentemente pela editora Atena e reúne autores de diversas instituições de ensino superior do Brasil, particulares e públicas, distribuídas entre vários estados.
Segundos as autoras, a publicação surgiu a partir de uma proposta de trabalho na busca de repensar a disciplina de Biologia em sala de aula e de discutir diferentes temas que fazem parte do mundo atual. Entre os temas sugeridos estavam: Métodos contraceptivos, Doenças Sexualmente Transmissíveis (DSTs), Gravidez na Adolescência, Machismo e Feminismo, Violência contra a mulher e Gênero e suas diversidades. Dentro desse contexto, os alunos de duas turmas do primeiro ano do Ensino Médio Integrado (Edificações e Móveis) deveriam se unir e pensar em uma forma de trazer para a sala de aula esses temas de uma forma diferenciada. O grupo que desenvolveu o trabalho com foco na diversidade e gênero realizou o trabalho em três momentos: no primeiro, uma revisão bibliográfica; no segundo, um questionário online preenchido por 70 pessoas convidadas; e, em terceiro, uma entrevista aberta com profissionais de saúde do município. O projeto de ensino “Alimentação saudável com foco nos alunos do IFFar” e os alunos do primeiro semestre da Licenciatura em Ciências Biológicas, da disciplina de Biologia Celular, também contribuíram para que o trabalho fosse realizado.

O livro pode ser acessado neste link: https://www.atenaeditora.com.br/wp-content/uploads/2019/04/e-book-A-Producao-do-Conhecimento-nas-Ciencias-Sociais-Aplicadas.pdf

livro diversidade.jpg