Página inicial > Santa Rosa > Arquitetura Efêmera foi tema de Prática Profissional Integrada
Notícias Santa Rosa

Arquitetura Efêmera foi tema de Prática Profissional Integrada

Publicado em Sexta, 13 de Dezembro de 2019, 14h47 | por Ascom Santa Rosa | Voltar à página anterior

Os acadêmicos do 2º semestre da graduação em Arquitetura e Urbanismo do IFFar – Campus Santa Rosa apresentaram, na manhã de quinta-feira (12), os trabalhos realizados para a Prática Pedagógica Integrada (PPI), nominada de “Arquitetura Efêmera”. A atividade envolveu as disciplinas de Composição e Estudos da Forma I, Informática e Teoria e História da Arquitetura e Urbanismo II, e seus respectivos docentes, Manuela Ilha Silva, Franciele Meinerz Forigo e Ana Cláudia Böer Breier.

A turma foi divida em seis grupos e cada um foi responsável por uma das temáticas sorteadas em aula: Paleocristão, Bizantino, Românico, Gótico, Renascimento e Barroco. A partir dos conceitos vistos em aula, foi proposto aos alunos que produzissem uma instalação que permitisse, através da interação, a percepção de elementos característicos na intenção espacial de cada grupo. Além disso, a instalação precisaria permitir o acesso e a permanência dos usuários. Como os trabalhos foram expostos no corredor do Prédio Pedagógico 2, visando justamente a interação com a comunidade acadêmica, os produtos deveriam ser atraentes, seguros e convidativos.

Além do produto efêmero, os grupos deveriam elaborar uma prancha-resumo, no componente curricular de Informática, capaz de apresentar a proposta, as intenções projetuais e a referência histórica abordada. Para a professora Ana Cláudia, a abordagem interdisciplinar do conteúdo é fundamental, porque mostra como de fato é, não só a realidade da profissão, mas toda a nossa vida.