Página inicial > Santa Rosa > Violência contra crianças e adolescentes foi tema de palestra
Notícias Santa Rosa

Violência contra crianças e adolescentes foi tema de palestra

Publicado em Quarta, 03 de Agosto de 2016, 11h11 | por Ascom Santa Rosa | Voltar à página anterior

Na manhã de ontem (02), as conselheiras tutelares de Santa Rosa, Lisiane Francisquina e Joceli Soares, ministraram uma palestra sobre violência contra crianças e adolescentes para os acadêmicos do 2º Semestre do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas. O tema "sexualidade" será tema de estudo e pesquisa dos alunos durante o semestre na disciplina de Prática do Ensino de Biologia II, por isso as conselheiras foram convidadas para esclarecer dúvidas e fazer um bate papo sobre o assunto.

Participaram da palestra a diretora de Ensino, Analice Marchezan, a coordenadora do curso, professora Kerlen Engers e os professores Lauri Mayer e Flávia Burdzinski de Souza.

"Esperamos que ao longo do semestre, os acadêmicos possam ampliar os estudos e o debate sobre o tema, pois enquanto futuros professores irão se deparar constantemente com essa realidade em sala de aula, o que lhes põem no compromisso de zelar pela integridade física, psicológica e social de cada aluno", ressalta a professora Flávia.

Sobre a violência sexual em crianças e adolescentes no município

A realidade social que cerca o município hoje em que casos de abuso sexual, violência, negligência e maus tratos ainda são presentes e corriqueiros.

As conselheiras relataram que atentem em média 700 casos de denúncias por mês em Santa Rosa. Explicaram que casos de violência sexual em crianças e adolescentes são comuns no município e, na maioria daz vezes, são praticados por pessoas da própria família, como pai, padrasto, tio, avô ou amigos e vizinhos da família. Muitas vezes, o agressor pratica também violência psicológica contra a vítima, impedindo que conte ou relate a alguém o que está passando.

O conselho tutelar deve ser acionado toda vez que um direito da criança ou do adolescente for violado. Todos podem realizar denúncias de forma anônima para que elas possam averiguar a veracidade dos fatos e fazer os encaminhamentos possíveis. Basta ligar para o disque 100 ou para o (55) 3512 6211.