Ir direto para menu de acessibilidade.

Tradução Portal

ptendeites

Opções de acessibilidade

Página inicial > Programa IFFar Formação
Início do conteúdo da página
Ensino

Programa IFFar Formação

Publicado em Quinta, 29 de Abril de 2021, 17h22 | por Secretaria de Comunicação | Voltar à página anterior

O 1º IFFar Formação teve por objetivo ofertar um percurso de formação a docentes, técnicos administrativos e estudantes visando qualificar o acesso/trabalho em ambientes virtuais de ensino e aprendizagem (AVEA).

Buscou-se auxiliar o desenvolvimento e acompanhamento do processo de construção de conhecimentos no Ensino Remoto. As temáticas desenvolvidas tiveram como base as concepções de Planejamento, Metodologia e Avaliação para a construção de alternativas didático-pedagógicas para o AVEA, a partir da utilização do SIGAA e de outros recursos digitais.

O 2 º IFFar Formação teve intuito de proporcionar a continuidade do percurso formativo dos docentes e técnicos administrativos, visando qualificar o trabalho numa concepção integradora entre aspectos tecnológicos e pedagógicos.

Da mesma forma que foi necessária formação para o desenvolvimento do ensino remoto, também serão necessárias ações nesse sentido para a retomada das atividades presenciais, pois não se tratará de um ano letivo presencial como aqueles desenvolvidos antes da pandemia. Novamente estaremos diante de uma situação inédita, para a qual precisamos nos preparar.

Assim, o 3º IFFar Formação (2022), propõe o desenvolvimento de um itinerário formativo, voltado para os aspectos pedagógicos centrais para o retorno à presencialidade. Com o retorno das atividades presenciais, é importante que sejam identificados, desde o início do ano/semestre e durante todo o período letivo, os estudantes com baixa frequência às aulas, de modo a realizar ações de busca pela permanência do estudante. Além disso, o itinerário formativo do IFFar Formação desenvolvido no ano de 2022, está atrelado ao documento intitulado "Do remoto ao presencial: Orientações pedagógicas para o retorno das atividades letivas presenciais no IFFar", construindo coletivamente entre a Reitoria e os campi, através da Coordenação de Assessoria Pedagógica, dos Setores de Assessoria Pedagógica e Direções de Ensino.

Os conteúdos em vídeo produzidos no âmbito do Programa IFFar Formação, realizado em 2020, encontram-se disponíveis nos links abaixo.

registrado em:
Fim do conteúdo da página