PIBID
O Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) é um programa externo financiado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) que tem por finalidade fomentar a iniciação à docência, contribuindo para o aperfeiçoamento da formação inicial de docentes em nível superior através da inserção dos licenciandos no cotidiano de escolas da rede pública de educação. A possibilidade de iniciação à docência proporciona aos licenciandos oportunidades de criação e participação em experiências metodológicas, tecnológicas e práticas docentes de caráter inovador e interdisciplinar, enriquecendo seu processo formativo.
Concomitantemente, o PIBID visa contribuir com a melhoria da qualidade da educação básica pública brasileira mediante o compartilhamento de experiências entre pibidianos e os professores das escolas de educação básica, no que concerne a mediação didática dos conteúdos e as vivências que permeiam o universo escolar. Atualmente, o PIBID está sendo desenvolvido em quatro unidades da Instituição (Alegrete, Júlio de Castilhos Santa Rosa e São Vicente do Sul). Ao todo, são 96 bolsistas de iniciação à docência que atuam no PIBID, inseridos em escolas de educação básica de municípios onde existem Campus ou que estão em sua área de abrangência, envolvendo cursos de Licenciatura da Instituição.
LIFE
O Laboratório Interdisciplinar de Formação de Educadores (LIFE), também ligado à CAPES, tem como propósito estruturar laboratórios de formação de educadores numa perspectiva interdisciplinar, buscando incentivar o desenvolvimento de metodologias voltadas para a inovação das práticas pedagógicas. Nesses espaços almeja-se também que sejam elaborados materiais didáticos de caráter interdisciplinar, tendo como ponto de partida o uso de tecnologias da informação e comunicação (TICs).
Além disso, os laboratórios têm como objetivo desempenhar a função de articuladores dos demais programas educacionais (PIBID, PET e Residência Pedagógica), auxiliando nas iniciativas com vistas a melhorar a qualidade do ensino na Educação Básica. A meta principal é utilizar as instalações dos laboratórios para estreitar, ainda mais, os laços entre os docentes das escolas públicas que ficam na área de abrangência dos Campus, realizando capacitações e ministrando oficinas para os alunos das escolas participantes.
PET
O Programa Educação Tutorial (PET) constitui-se em um programa externo ligado ao MEC/SESu que se alicerça, a partir de grupos organizados nos cursos de graduação das instituições de ensino superior (IES) do País, orientados pelo princípio da indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão. No IFFar, o programa PET foi implementado em dezembro de 2010 junto ao curso de licenciatura de Ciências Biológicas (Grupo PET – Biologia) no Campus de São Vicente do Sul. Conta, atualmente, com um professor tutor e doze bolsistas que, entre outras atividades, têm colaborado na organização de eventos realizados no Campus, viagens de estudo, participação e publicação em eventos, organização de oficinas destinadas a professores e educandos da educação básica da rede pública do município de São Vicente do Sul, articulando ações que envolvem o ensino, a pesquisa e a extensão.
Dentre seus objetivos, elenca-se o desenvolvimento de atividades acadêmicas, mediante grupos de aprendizagem tutorial de natureza coletiva e interdisciplinar, estimulando a formação de profissionais e docentes de elevada qualificação técnica, científica, tecnológica e acadêmica. O projeto visa, ainda, auxiliar na formação do espírito crítico, bem como a atuação profissional pautada pela cidadania e pela função social da educação superior.
RP
O Programa de Residência Pedagógica (RP) é uma das ações que integram a Política Nacional de Formação de Professores e é financiado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Apresenta como objetivo oportunizar o aperfeiçoamento da formação prática nos cursos de licenciatura, promovendo a imersão do licenciando na escola de Educação Básica (EB), a partir da segunda metade de seu curso. A imersão na EB, deve contemplar, entre outras atividades, regência de sala de aula e intervenção pedagógica, acompanhadas por um professor da escola com experiência na área de ensino do licenciando e orientada por um docente da sua Instituição Formadora.
O programa RP apresenta como foco central proporcionar aos residentes a imersão nas escolas-campo, com oportunidades de participação em experiências metodológicas, tecnológicas e práticas docentes de caráter inovador e interdisciplinar, com o compartilhamento de experiências entre licenciandos e preceptores das escolas de EB e a Instituição de Ensino Superior (IES). Desse modo, a RP proporciona aos licenciandos: a) exercitar de maneira ativa a relação entre teoria e prática, oportunizando a construção da identidade profissional docente; b) fortalecer e ampliar a relação entre as Instituições de Ensino Superior (IES) e as escolas públicas de educação básica para a formação inicial de professores da educação básica; c) fortalecer o papel das redes de ensino na formação de futuros professores.
O primeiro edital do programa RP foi implementado em 2018, de maneira interdisciplinar com os Cursos de Licenciatura em Ciências Biológicas e Licenciatura em Química do campus São Vicente do Sul. A partir do segundo edital, lançado em 2020, o programa está estruturado em três núcleos correspondentes aos campi Panambi, São Borja e São Vicente do Sul. Atualmente, contamos com 72 residentes bolsistas; 11 residentes voluntários; 03 Docentes Orientadores (professores do IFFar); 09 Preceptores (professores da EB) e 01 Coordenadora Institucional. A organização das atividades de RP são desenvolvidas em 18 meses e por meio de Instrução Normativa, dispõe o reconhecimento do programa para efeito de cumprimento do estágio curricular supervisionado dos Cursos de Licenciatura do IFFar.
Redes Sociais