Ir direto para menu de acessibilidade.

Tradução Portal

ptendeites

Opções de acessibilidade

Página inicial > Sobre a EaD
Início do conteúdo da página
Educação a Distância

Políticas de EaD no IFFar

Publicado em Terça, 07 de Fevereiro de 2017, 12h18 | por Administrador EaD | Voltar à página anterior

Educação a Distância

A Educação a Distância – EaD – é uma modalidade de ensino prevista no Art. 80 da LDB e regulamentada pelo Decreto Nº 9.057/2017. A EaD caracteriza-se como a modalidade educacional na qual a mediação didático-pedagógica nos processos de ensino e aprendizagem ocorre com a utilização de meios e tecnologias digitais de informação e comunicação (TDICs), com estudantes e professores desenvolvendo atividades educativas em lugares ou tempos diversos.

 

Educação a Distância no IFFar

A Educação a Distância no IFFar, ofertada desde 2008, permite formar profissionais em nível médio e superior, possibilitando, assim, a democratização e a interiorização da educação em diversos municípios do Estado.Atualmente, os cursos na modalidade EaD são ofertados em três perspectivas distintas: Rede E-Tec Brasil, Sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB) e EaD institucionalizada.

 

Rede e-Tec Brasil

A Rede E-Tec Brasil iniciou em 2008, na configuração da Escola Agrotécnica Federal de Alegrete, hoje Campus Alegrete, a partir de um programa governamental financiado pelo FNDE, que consiste em ofertar cursos técnicos na modalidade de Educação a Distância (EaD). Com a adesão dos demais campi do IFFar ao Programa, o IFFar tornou-se presente em mais de 30 municípios do RS. Atualmente, a Rede e-Tec do IFFar se faz presente em apenas 4 municípios.

 

Universidade Aberta do Brasil

O Sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB), programa governamental financiado pela CAPES, possui como objetivo ofertar cursos na modalidade EaD de graduação e pós-graduação lato sensu em todo o país. No Rio Grande do Sul, a UAB possui mais de 60 polos ativos, vinculados a prefeituras municipais ou instituições públicas que ofertam ensino superior. O IFFar ingressou na UAB em 2018, por meio do Edital CAPES Nº 5/2018, o qual possibilitou a criação do Curso de Licenciatura em Matemática, em 2019. Esse curso está sendo ofertado em sete polos.

 

EaD institucionalizada

A institucionalização da EaD é um processo recente, a partir do qual o IFFar passa a ofertar cursos na modalidade EaD com fomento próprio, desvinculado dos programas governamentais. Esse trabalho se efetivou com a criação do Curso de Formação Pedagógica de Professores para a Educação Profissional – EaD, em 2018. Nessa organização, os campi do IFFar assumem a função de Polos EaD em propostas multicampi. Já na perspectiva por campus, o próprio campus articula parceria com outros municípios, como o exemplo dos Cursos Subsequentes de Técnico em Comércio, do Campus Frederico Westphalen, Técnico em Agroindústria, do Campus Alegrete e Técnico em Administração, do Campus Santa Rosa, todos com início em 2019.

 

O que um campus precisa para ofertar um curso técnico na modalidade EaD?

- Criação de curso aprovada pelo CONSUP, com Projeto Pedagógico de Curso (PPC) também aprovado;

- Quadro efetivo de servidores, com servidores técnico-administrativos e professores suficientes para atender o curso EaD;

- Parcerias municipais e/ou estaduais para implantação de Polos de EaD;

- Docentes capacitados para atuação na EaD;

- Estúdio instalado e com pessoal capacitado para operacionalização dos equipamentos de gravação e transmissão;

- Disponibilidade orçamentária, especialmente para despesas de locomoção para os polos;

Obs.: Pode haver parceria com outros campi ou Centros de Referência.

 

O que um município precisa para sediar um Polo de EaD?

Atualmente, não há programas governamentais de fomento externo que permitam novas oferta de cursos EaD pelo IFFar em municípios em que o IFFar não possui campus. Já para a oferta de cursos técnicos EaD institucionalizados (sem vínculo a programas governamentais), é necessário que o município firme termo de cooperação (Convênio) com algum campus do IFFar, assumindo a responsabilidade de disponibilizar espaço físico que inclua laboratório de informática com acesso à internet, biblioteca, sala de aula e acessibilidade, entre outros, responsabilizando-se pela implantação e manutenção de um Polo de EaD e, ainda, garantindo a disponibilização de um tutor presencial, remunerado pelo município, para atuar junto ao(s) curso(s) do IFFar.

 

O que mais deve ser observado na oferta de cursos EaD pelo IFFar?

Para a oferta de cursos na modalidade EaD, os campi ou Centros de Referência deverão observar as condições estabelecidas pelas resoluções institucionais e os programas governamentais, quando for o caso, mantendo um diálogo com a Direção de EaD, PROEN, CODIR e CONSUP.

 

Como é realizada a gestão da EaD no IFFar?

Em busca do referencial de qualidade em seu processo de gestão na EaD, o IFFar organiza planos de ações anuais, com metas e ações que ajudam a planejar, organizar e executar as diretrizes referentes a essa modalidade de educação.

 

Quais são os objetivos do IFFar em relação à Educação a Distância?

- Instituir um Centro de Referência em Educação a Distância em Santa Maria;

- Transpor as barreiras geográficas, ofertando educação profissional nos seus diferentes níveis e formas, na modalidade a distância;

- Comprometer-se com a escola pública de qualidade e com a democratização do uso das tecnologias;

- Auxiliar na implantação de carga horária a distância nos cursos presenciais;

- Proporcionar formação em educação a distância aos servidores e demais sujeitos da comunidade acadêmica do IFFar;

- Promover a utilização de tecnologias digitais de informação e comunicação (TDICs) no âmbito do ensino, pesquisa e extensão, em todos os níveis, formas e modalidades ofertadas no IFFar;

- Integrar a pesquisa e a extensão ao ensino a distância;

- Incentivar os docentes do IFFar para o desenvolvimento de materiais didáticos a serem usados na EaD e nos cursos presenciais;

- Fortalecer as Coordenações de Educação a Distância (CEADs) nos campi que tem como principais funções: planejar, acompanhar, coordenar e avaliar as ações de educação a distância articulados ao Núcleo Pedagógico Integrado (NPI).

 

Fonte: Plano de Desenvolvimento Institucional do IFFar (PDI 2019-2026, Políticas de EaD no IFFar - pág. 71 e 72)

 

f2ea1ded4d037633f687ee389a571086 logotipo do cone do youtube by vexels Conheça a Educação a Distância do Instituto Federal Farroupilha

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página