Página inicial > Últimas Notícias > Incubadora de empresas de base tecnológica completa 4 anos
Notícias IF Farroupilha

Incubadora de empresas de base tecnológica completa 4 anos

Publicado em Sexta, 19 de Agosto de 2022, 15h37 | por Secretaria de Comunicação | Voltar à página anterior

Presentes em 10 campi e em implementação em mais um, as unidades incubadoras têm como objetivo apoiar iniciativas de empreendedores comprometidos com o desenvolvimento de novos negócios de base tecnológica.

Anexos:

8.png

Há 4 anos, em agosto de 2018, no Campus Jaguari, o Instituto Federal Farroupilha iniciava a primeira incubação de uma empresa de base tecnológica: a Poli Energia – Redes Elétricas e Energia Solar Ltda. Nos meses seguintes, os campi Santa Rosa e Panambi também receberiam empresas para incubação. Daquela época aos dias de hoje, já foram mais de 10 empresas recebidas na Incubadora de Base Tecnológica do IFFar, conforme conta Anderson Monteiro, do Núcleo de Inovação e Transferência Tecnológica (NIT). Em setembro do ano passado, a empresa ALÍDER, do Campus Santa Rosa, foi a primeira a ser graduada – ou seja, a concluir o processo de incubação.

Para entender melhor como funciona a Incubadora de Empresas de Base Tecnológica do IFFar, vale conferir a definição trazida pelo seu regulamento (Resolução Consup nº 48/2016): “complexo organizacional e infraestrutura que incentiva a criação e o desenvolvimento de empreendimentos industriais ou de prestação de serviços, de base tecnológica ou de manufaturas leves, que tenham o desenvolvimento de novas tecnologias como seu principal componente de produção”. Ainda conforme o documento, isso é feito “por meio do provimento de infraestrutura básica e da qualificação técnica e gerencial do empreendedor, em caráter complementar, para viabilizar seu acesso à inovação tecnológica e sua inserção competitiva no mercado”.

Assim, oferecer uma incubadora é uma forma de o IFFar estimular e apoiar o empreendedorismo, ao oferecer suporte para empresas se fortalecerem e, consequentemente, estarem mais preparadas para o mercado. A incubação é a etapa em que as empresas fazem uso da estrutura da instituição, até sua graduação. O regulamento traz outras duas fases, além dessa: a pré-incubação e a pós-incubação. Veja no quadro abaixo a explicação sobre cada uma delas.

incubadoras 2.png

Na reunião do Colégio de Dirigentes (Codir) desta semana, o pró-reitor de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação, Arthur Frantz, explicou que, diferente de outras instituições, o IFFar possui uma Incubadora única, com unidades espalhadas pelos campi - as unidades de incubação, denominadas Incubadoras Campus. Essas unidades são gerenciadas, cada uma delas, por um Comitê Gestor da Incubadora Campus (CGIC).

As empresas incubadas são selecionadas por meio de edital público, que pode definir áreas prioritárias em consonância com a produção de pesquisa e/ou extensão nos campi. As seleções são abertas à participação de pessoas físicas e jurídicas que possuam projetos e capacidade técnica para o desenvolvimento de um produto, processo ou serviço inovador sob o ponto de vista tecnológico.

Atualmente, cinco campi do IFFar contam com Incubadoras com empresas em funcionamento: Jaguari, Panambi, Santa Rosa, São Borja e São Vicente do Sul. No total, são sete empresas incubadas. Outros dois campi têm incubadoras já instaladas: Frederico Westphalen e Santo Ângelo. Nestas unidades, serão lançados editais para a seleção de empresas ainda no segundo semestre de 2022. Os campi Alegrete, Júlio de Castilhos e o Campus Avançado Uruguaiana estão em processo de estruturação de unidades incubadoras.

incubadoras_1.png

A lista de empresas atualmente incubadas pode ser encontrada no portal Hub de Inovação. Ainda em fase de implementação, a página receberá informações sobre o processo evolutivo dessas empresas, para que se tenha ideia do quanto elas geram de valor, como a quantidade de empregos e a movimentação da economia local. Essas métricas são baseadas no Modelo CERNE de Gestão de Incubadoras, utilizado pelo IFFar.

Em junho deste ano, durante um encontro dos representantes dos Núcleos de Inovação Tecnológica do IFFar (NITs), foi oferecida uma formação sobre este modelo aos servidores que atuam nas incubadoras da instituição. Saiba mais sobre essa atividade neste link.

Trilha do empreendedorismo no IFFar - o Desafio de Empreendedorismo e Inovação Bye Bye, Boss é uma ação conjunta dos campi que busca alavancar as atividades de empreendedorismo e inovação. Visa a inspirar, instigar e fomentar ideias de negócios e de produtos/serviços inovadores, estimulando a cultura empreendedora entre os estudantes da Instituição. Se você tem uma ideia de negócio e quer maiores informações, acesse este site ou entre em contato pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.