Página inicial > Panambi > Curso Superior em Processos Químicos: áreas de atuação
Notícias Panambi

Curso Superior em Processos Químicos: áreas de atuação

Publicado em Terça, 15 de Janeiro de 2019, 08h14 | por Ascom Panambi | Voltar à página anterior

O IFFar – Campus Panambi oferece educação profissional pública, gratuita e sempre em busca de excelência. Em 2019 um novo curso de graduação passará a integrar o quadro de ofertas de cursos superiores. Tecnologia em Processos Químicos é um curso de três anos e meio de duração que visa formar profissionais aptos a atuar nos mais variados ramos dos processos industriais, como indústria alimentícia, química, petroquímica, eletroquímica, farmacêutica, mineradora e de produção de insumos.

O estudante tem, desde o primeiro semestre, aulas práticas sobre química, processos industriais e organização de laboratórios, além de todo o aporte teórico para o entendimento dos principais processos industriais. Para concluir a formação, é necessário realizar o estágio de conclusão de curso supervisionado.

O Curso Superior de Tecnologia em Processos Químicos estuda os processos relacionados à química farmacêutica e cosmetologia, indústria de polímeros, tintas e pigmentos, tratamento de superfície, tratamento de água e efluentes, produção de sucos e bebidas fermentadas, derivados do petróleo, além de toda a cadeia produtiva de alimentos, com especialidades e vasto campo de atuação na região, como a de laticínios e derivados, a de extração de óleos e a de processamento de carne e derivados.

O profissional formado atua na linha de produção, desempenhando papel análogo ao do Químico Industrial. Opera equipamentos e fiscaliza processos industriais e agroindustriais. Em laboratórios, faz análises de qualidade da matéria-prima e controla reações químicas envolvidas na fabricação de produtos, mantendo padrões físico-químicos e microbiológicos dentro do estabelecido pelas normas vigentes. Também participa do controle de descartes e resíduos industriais, de modo a não prejudicar o meio ambiente com poluentes.

O profissional formado pode requerer registro no Conselho Regional de Química (CRQ) e, assim, tornar-se apto a assinar termo Anotação de Função Técnica (AFT) como responsável técnico de produtos, processos e demais funções inerentes à formação. Mais informações podem ser consultadas em www.processosquimicos.com.

40 vagas no IFFar – Campus Panambi

Para 2019, serão disponibilizadas 40 vagas para o Curso Superior de Tecnologia em Processos Químicos. Para concorrer a uma vaga é necessário ter realizado o ENEM 2018. Há duas formas de ingresso. Pelo processo seletivo próprio, cujas inscrições vão até 20 de janeiro de 2019, pelo site www.iffarroupilha.edu.br/proseletivo. Ou pelo Sisu, com inscrições entre 22 e 25 de janeiro. O curso é totalmente gratuito.

Outros cursos superiores ofertados pelo IFFar – Campus Panambi são Licenciatura em Ciências Biológicas, Licenciatura em Química, Tecnologia em Produção de Grãos e Tecnologia em Sistemas para Internet.