Página inicial > Panambi > Projeto avalia qualidade ambiental por meio da diversidade de formigas
Notícias Panambi

Projeto avalia qualidade ambiental por meio da diversidade de formigas

Publicado em Quinta, 24 de Janeiro de 2019, 09h50 | por Ascom Panambi | Voltar à página anterior

Ensino, pesquisa e extensão formam o tripé que sustenta a formação integral dos alunos do Instituto Federal Farroupilha. No Campus Panambi, um dos projetos de pesquisa atualmente em execução diz respeito à pesquisa sobre formigas encontradas em matas ciliares de Panambi, uma vez que esses insetos são utilizados como bioindicadores e podem ser úteis em estudos ecológicos que envolvam a qualidade ambiental de uma área.

Etapas da metodologia do projeto 5

Por sua importância ecológica para o ecossistema terrestre e pela carência de estudos a respeito das espécies de formigas na região Noroeste do Rio Grande do sul, o professor Gerson Azulim Müller, e a acadêmica de Licenciatura em Ciências Biológicas, Iasmin Assmann, conduzem um projeto de pesquisa com o objetivo identificar as espécies de Formicidae que ocorrem em um fragmento florestal de mata ciliar em Panambi.

Para isso, desde agosto de 2018, a cada 15 dias, estão sendo coletadas formigas que ocorrem nesse local a partir do emprego de armadilhas de queda (Pitfalls). Essas armadilhas estão dispostas em duas áreas, sendo uma de mata mais aberta e outra mais fechada, contendo 10 armadilhas cada. Após a coleta do conteúdo das armadilha, os exemplares de formigas encontradas são fixados em álcool 70% e identificados a nível específico.

Ao final do projeto, previsto para agosto de 2019, estima-se o aprimoramento de conhecimento sobre a biodiversidade desse importante grupo de insetos para a região Noroeste do Rio Grande do Sul, a partir das seguintes variáveis ecológicas: abundância, riqueza, diversidade e curva de acumulação.