Página inicial > Panambi > IFFar promove exposição de cobogós

Mensagem

Sorry - this event cannot be viewed using the link provided. Its possible the item may have been updated while you have been viewing the webpage.
Notícias Panambi

IFFar promove exposição de cobogós

Publicado em Quinta, 09 de Mai de 2019, 08h35 | por Ascom Panambi | Voltar à página anterior

O cobogó é um é um elemento construtivo vazado que atua como um filtro de luz e ventos. Inicialmente feitos de cimento, tiveram sua origem na cidade do Recife na década de 1920, e o seu nome deriva das iniciais dos sobrenomes de seus idealizadores, Amadeu Oliveira Coimbra, Ernest August Boeckmann e Antônio de Góis.

Os cobogós são bastante utilizados na arquitetura e decoração, sendo um elemento passível de ser empregado nos projetos dos técnicos em edificações. Assim, a professora Josiane Pillar Hinning promoveu uma oficina para execução de protótipos dos cobogós em sala de aula. A atividade foi desenvolvida na disciplina de Conforto das Edificações, na modalidade Proeja e Subsequente, durante o estudo do tópico de ventilação.

Inicialmente os alunos realizaram pesquisas sobre os usos de diferentes matérias-primas para realização dos protótipos, levantamentos fotográficos do uso de cobogós em edificações do município e estudo sobre as formas dos produtos, com auxílio de softwares de desenho, em 2D e 3D.

Após o estudo, os alunos organizados em trios, nos quais cada grupo projetou e executou um bloco tipo COBOGÓ. A nomenclatura dos protótipos tem as três sílabas iniciais de cada sobrenome dos três alunos, fazendo alusão ao bloco original criado no Recife.

A exposição está localizada no hall de entrada do prédio A do IFFar – Campus Panambi e ficará disponível até o final de maio.