Página inicial > Panambi > Mais escolas podem participar do Projeto de Alfabetização Científica
Notícias Panambi

Mais escolas podem participar do Projeto de Alfabetização Científica

Publicado em Quinta, 23 de Mai de 2019, 17h06 | por Ascom Panambi | Voltar à página anterior

Na quarta-feira, 22/05, alunos da Escola Sementes do Amanhã realizaram uma visita ao IFFar – Campus Panambi para participar do projeto “Alfabetização Científica”, coordenado pela professora Aline Machado Zancanaro. A alfabetização científica busca levar contribuições das atividades de investigação para o desenvolvimento do conhecimento científico em diferentes níveis de ensino.

Na atividade realizada a turma participante foi de educação infantil. De acordo com a coordenadora do projeto, “o objetivo é desvendar um mundo brilhante aos olhos dos/as pequeninos/as, pois essa é a fase das descobertas, cujas primeiras atividades ficarão na mente deles por muito tempo”. A metodologia adotada pela professora é realizar uma atividade inicial na escola, envolvendo “conceitos relacionados com a ciência, mas de maneira informal, a fim de deixá-los curiosos”. Nessa etapa os/as alunos/as têm se mostrado muito participativos/as, interagindo com a pesquisadora e com os materiais disponibilizados. A avaliação da “aprendizagem” é realizada a partir de desenhos e relatos em sala de aula.A segunda etapa do projeto é fazer uma visita aos laboratórios de física, química e biologia do IFFar – Campus Panambi. Além disso, eles realizaram um lanche na instituição, assistindo a uma breve fala sobre alimentação saudável, com a nutricionista do Campus.

“Como o projeto também fala de higiene, fizemos cultura de bactérias das mãos, pés, maçaneta, banheiros e celulares para mostrar o crescimento das mesmas. Por meio do uso do microscópio, os/as pequenos/as puderem "enxergar as bactérias" e, com isso, ficaram com “medo”. Assim, passarão a adotar mais hábitos de higiene”, pontua Aline.

Escolas interessadas em receber o projeto podem entrar em contato com a professora Aline, via e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..