Página inicial > Panambi > Implantação do pomar de frutas do IFFar: laboratório para práticas de estudantes e comunidade
Notícias Panambi

Publicado em Terça, 20 de Outubro de 2020, 08h48 | por Ascom Panambi | Voltar à página anterior

Durante o período de atividades letivas remotas, algumas ações presenciais vêm sendo desenvolvidas no IFFar – Campus Panambi. Uma delas é a implantação do pomar de frutíferas, com 224 mudas, que servirá como área experimental para alunos dos cursos do Eixo de Recursos Naturais, em especial para o novo curso Técnico em Agricultura, e também para o desenvolvimento de atividades práticas em cursos de extensão voltados à comunidade.

Na última quinzena de setembro, servidores terceirizados do Campus realizaram o preparo do solo onde o pomar foi implantado, contando com a parceria da Prefeitura Municipal de Panambi, que emprestou um arado subsolador, e da Cotripal, que doou 3 toneladas de calcário e 600 kg de gesso agrícola, esplanados na área do pomar. A parceria com essas e outras instituições é fundamental para que o IFFar proporcione uma estrutura com melhor qualidade para a comunidade interna (alunos de cursos técnicos e superiores) e comunidade externa, que também se beneficiará com o uso do pomar na realização dos cursos.

A implantação do pomar faz parte do projeto de Extensão “Qualificação técnica e capacitação de agricultores familiares da região de Panambi”, que tem como objetivo promover e fomentar a agricultura familiar no município e região, por meio da oferta de oficinas de capacitação, produção de material didático, palestras e pela melhoria da infraestrutura do Campus, tais como a implantação de uma unidade de armazenamento experimental, uma horta e de um pomar.

A primeira etapa do projeto consistiu na entrega de kits com mudas de frutíferas para 20 agricultores familiares indicados pela Emater/ASCAR. O kit contou 19 tipos de mudas (amora preta gaúcha, araçá, ariticum, uvaia, cereja do rio grande, pitangueira, guabiju, guabiroba, jabuticaba, laranja de umbigo, limão tahiti, pessegueiro de mesa, abacateiro, romã, tangerina pokan, uvas americanas, goiaba, caqui chocolate e figo pingo de mel). Além disso, cada família recebeu 50Kg de adubo e 1 manual, elaborado por docentes do Campus, orientando a implantação do "Pomar Familiar".

A aquisição das mudas para a implantação do pomar de frutíferas e composição dos kits distribuídos aos agricultores familiares foram adquiridas com recursos da emenda parlamentar encaminhada pelo Deputado Federal Elvino Bohn Gass. As próximas etapas do projeto são o desenvolvimento de um Seminário com diversos temas relacionados à agricultura familiar e a oferta de oficinas de capacitação. Em virtude da pandemia, essas ações somente serão realizadas em 2021.

Todas essas atividades estão sendo planejadas e executadas pelos professores do Eixo de Recursos Naturais do Campus Panambi.