Página inicial > Panambi > Parceria entre IFFar, Prefeitura e Aprokas objetiva reconhecimento de Panambi como capital nacional do Kasekuchen
Notícias Panambi

Publicado em Sexta, 21 de Mai de 2021, 08h33 | por Ascom Panambi | Voltar à página anterior

Uma parceria iniciada no ano de 2019 entre o IFFar – Campus Panambi e a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Ambiental objetiva o registro da indicação geográfica de Panambi como o local de procedência do Käsekuchen.

O projeto teve a primeira etapa concluída em 2020, com a finalização do levantamento histórico para análise de viabilidade do pedido de registro junto ao Instituto Nacional de Propriedade Intelectual (INPI). O objetivo é que Panambi receba o selo de indicação de procedência, conferindo ao município o registro para o reconhecimento turístico nacional como a cidade do Käsekuchen, fortalecendo a identidade gastronômica local.

Motivados pela coordenadora do projeto, Ana Paula dos Santos Agertt, técnica administrativa do Campus Panabmi, criou-se a Associação dos Produtores de Käsekuchen de Panambi (Aprokas), que teve sua primeira reunião ordinária realizada na última terça (18). Além dos associados, participaram do encontro Claudia Schirmer, Coordenadora do Turismo do município, Rudião Rafael Wisnieswski, Diretor de Pesquisa, Extensão e Produção do Campus Panambi e Jorge Alberto Lago Fonseca, Diretor Geral.

A pauta foi dar início à terceira etapa do projeto, que objetiva auxiliar na produção dos documentos necessários para o pedido, dentre os quais destaca-se a elaboração do caderno de especificações técnicas do produto, em que é descrito a organização da cadeia produtiva e padrões para obtenção do selo. Serão mais sete meses de trabalho, de uma construção conjunta entre IFFar e Aprokas, na expectativa de obter o Selo Nacional de Procedência - IP Käsekuchen Panambi. A expectativa de Heda Wanda Britto, presidente da Aprokas, é que o selo “será muito benéfico para alavancar o turismo gastronômico através de um produto de grande valor histórico e cultural em Panambi”.