Página inicial > Panambi > Egressa e servidora do Campus é exemplo de perseverança
Notícias Panambi

Egressa e servidora do Campus é exemplo de perseverança

Publicado em Quarta, 02 de Junho de 2021, 21h12 | por Ascom Panambi | Voltar à página anterior

Dentre as tantas egressas que nos trazem orgulho, Aline Beatriz Germano Silveira é exemplo de pessoa que mudou sua vida – e a de sua família – por meio dos estudos.

Aline finalizou o Técnico em Secretariado, no Campus Panambi, em 2012. Motivada pela estabilidade que um concurso público proporcionava e também pela “relação que a instituição sempre teve com seus alunos, não apenas se preocupando com a aprendizagem dos estudantes, mas também com as questões sociais ao seu entorno, eu queria continuar fazendo parte desta família”, relata a servidora, que ingressou no Campus no concurso de 2014.

Naquele mesmo ano Aline assumiu a Coordenação de Registros Acadêmicos da Instituição, passando a trabalhar com o ingresso de alunos, os processos seletivos, questões relacionadas à permanência e conclusão, acompanhando toda trajetória acadêmica dos estudantes, além de questões institucionais como a procura por vagas na instituição, a valorização recebida e a desvalorização também.

Naquele momento ela começou a pensar sobre a continuidade de seus estudos e decidiu iniciar o Curso Superior de Licenciatura em Ciências Biológicas, em 2015, conciliando trabalho e estudos, frequentando as aulas todas as manhãs e trabalhando nos turnos da tarde e à noite, até às 22h30min.

A perseverança e a dedicação da Aline nos estudos a levaram ainda mais longe. Em 2016 participou de uma seleção para intercâmbio em instituições do exterior e seu projeto de pesquisa foi contemplado. Juntamente com sua professora orientadora, executou parte do projeto na Universidade do Algarve, em Portugal, e nos agrupamentos de escolas da cidade, por cerca de três meses.

Para ela, essa “foi uma experiência incrível, a qual nunca imaginei. Percebi o quanto devemos valorizar o que é realizado em nossa instituição, percebi que estamos em um caminho de conquistas e que a experiência de inserção na pesquisa, em imersão estrangeira, nos fez refletir sobre o que vimos, o que podemos (re)significar em nosso país”.

Após finalizar a graduação, Aline ingressou no Mestrado no Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas e Gestão Educacional (PPPG), da UFSM, transformando as indagações vividas no contexto de trabalho na Rede Federal como potenciais situações a serem investigadas formalmente, via pesquisa.

Toda essa trajetória de vida pessoal e profissional nos levam a agradecer a Aline por confiar a nós, do IFFar – Campus Panambi, a incumbência de parte de suas formações. Desejamos muito sucesso e realizações em suas trajetórias futuras.