Página inicial > Panambi > Projeto trabalha na criação de placa eletrônica para ligar e desligar aparelhos de forma remota
Notícias Panambi

Publicado em Terça, 22 de Junho de 2021, 10h45 | por Ascom Panambi | Voltar à página anterior

Projeto de pesquisa executado por docente e estudantes do curso Técnico em Automação Industrial do IFFar – Campus Panambi cria um sistema que permite acionar, remotamente, dispositivos do meio industrial. Por meio da criação de uma placa eletrônica, o sistema permite realizar o sensoriamento de grandezas, como temperatura e pressão, além de ligar/desligar dispositivos como lâmpadas e motores, tudo de forma remota.

Em seu segundo ano de desenvolvimento, o projeto já tem como resultado a criação de uma plataforma/aplicativo (para PC e dispositivos móveis) para o controle à distância do Módulo Senso Remoto (MSR) e para a visualização das grandezas. Segundo Julian Cezar Giacomini, coordenador do projeto, “a placa eletrônica encontra-se em período de montagem e testes, enquanto que a plataforma/aplicação está finalizada”.

O projeto “Desenvolvimento de um Módulo Sensor Remoto (MSR) para Aplicações em Automação Industrial” é financiado pelo IFFar e conta com uma bolsa do CNPq, destinada a alunos do Curso Técnico em Automação Industrial. Atualmente João Vitor Luz atua como bolsista, em substituição a João Vitor Dahlke, egresso do curso, que iniciou o trabalho no projeto junto ao professor Giacomini.