Página inicial > Santo Ângelo > Semana Acadêmica dos Cursos Superiores de Licenciatura em Computação e Tecnologia em Sistemas para Internet
Notícias Santo Ângelo

Publicado em Sexta, 29 de Junho de 2018, 17h54 | por Ascom Santo Ângelo | Voltar à página anterior

Entre os dias 18 e 21 de junho foi realizada a Semana Acadêmica dos Cursos Superiores de Licenciatura em Computação e Tecnologia em Sistemas para Internet. Alunos e servidores de ambos os cursos tiveram a oportunidade de acompanhar palestras e oficinas que incrementaram conhecimentos e experiências significativas.

Na primeira noite a programação contou com a palestra do Prof. Dr. Christian Brackmann, sobre o tema "Pensamento Computacional para todos: Ensino da Computação sem o protagonista". Os acadêmicos tiveram a oportunidade de conhecer melhor as diferentes áreas em que a computação está inserida e como ela tem influenciado na evolução das profissões. A importância da inserção da aprendizagem do pensamento computacional desde a educação infantil também foi destaque durante a palestra. Você pode conferir o conteúdo completo no Canal do YouTube do Campus Santo Ângelo (https://youtu.be/nAdvvAtCJYg).

Já na terça-feira foi realizado um bate-papo sobre Gestão Contemporânea de Pessoas, com os professores Adilson Paz Ribeiro Stamberg, Diego Pretto e Fátima Regina Zan. Foi um momento de reflexão e debate sobre a postura profissional e a gestão de pessoas nas empresas da atualidade. Os acadêmicos puderam compartilhar experiências e construir novas aprendizagens.

No dia 20, quarta-feira, foi a vez dos sócios da empresa Affecty Systems, Wagner Silveira e Renan Pires Britz, contarem suas experiências relacionadas ao universo das Startups e desenvolvimento de Software. Além da evolução da empresa, foi apresentado um jogo educacional voltado para crianças com dislexia, desenvolvido pela empresa para a Prof.ª Jeize de Fátima Batista (UFFS). Também foi demonstrada de maneira prática a utilização do framework Laravel, através da implementação de um site com cadastro e visualização de postagens de um blog.

Por fim, na quinta-feira dia 21, os acadêmicos participaram da Oficina de Lego4Scrum: gerenciando equipes e projetos com metodologias ágeis, sob o comando da prof.ª Karlise Soares Nascimento e dos acadêmicos Anderson Daniel Stochero, Samuel Müller Forrati, Lidiane Torres Vieira e Veridiane Torres Vieira. Foi uma noite de atividades totalmente práticas onde, visando trabalhar as Metodologias Ágeis de desenvolvimento de Projeto de Software, como o SCRUM, os oficineiros desafiaram os participantes a projetar e construir uma cidade, com peças de Lego. Durante cada etapa, as equipes tiveram que se organizar de maneira a colaborar entre si para superar as dificuldades e conseguir, ao final, cumprir os prazos e metas estipulados.

Foram 4 noites de muita aprendizagem e integração entre professores e alunos. Agradecemos a presença de todos!

Fotos e texto: ASCOM, Prof.ª Marta Loose e Prof.ª Lara Wagner.