Página inicial > São Borja > Curso de Gastronomia participa de Festival Binacional de EnoGastronomia e Produtos do Pampa
Notícias São Borja

Publicado em Segunda, 19 de Setembro de 2016, 16h23 | por Ascom São Borja | Voltar à página anterior

Nos dias 27 e 28 de agosto, os alunos do curso de Tecnologia em Gastronomia participaram do III Festival Binacional de EnoGastronomia, em Santana do Livramento – Brasil e Rivera – Uruguai. Durante o festival os estudantes participaram de aulas show de cozinha, mesas de debates, palestras, degustação orientada de vinhos regionais, lançamento de livro, feira da agricultura familiar da região, almoço de integração binacional e realizaram uma visita técnica ao projeto OlivoPampa – empresa gaúcha privada do setor agro-alimentar olivícola.

O Festival Binacional de Enogastronomia e Produtos do Pampa busca revelar toda a singularidade e a diversidade de Santana do Livramento e Rivera. Estudiosos, produtores, chefs e interessados dos dois países podem desfrutar e valorizar a rica gastronomia fronteiriça.

Além da participação dos alunos, representando o curso, a Professora e Coordenadora do Curso de Tecnologia em Gastronomia, Camila Nemitz, palestrou no evento falando sobre “A pesquisa como suporte para a gastronomia regional” e também debateu o tema com a Professora e Inspectora de Gastronomia Nancy Rosado, da Universidad del Trabajo del Uruguay. Além da professora Camila, acompanhou a turma no Festival, a professora Juliana Félix.

A faixa de fronteira Brasil-Uruguai é conhecida por ser um importante destino do turismo de compras e por preservar a cultura “pampeana”. No entanto, este território também possui uma diversidade cultural que pode ser percebida na mistura de rostos, sotaques, ritmos, paisagens e sabores. Cada vez mais os órgãos públicos têm estimulado o enoturismo para a região fronteiriça, que hoje desponta como pólo produtor de vinhos finos. Com um bom clima local, a região que abrange Santana do Livramento e Rivera produz uvas que originam vinhos com diferentes tipicidades dentro da própria região.

Para os organizadores do evento a alimentação de uma região também é a sua cultura. Fatores como o clima, a história, a situação geográfica, especificidades do solo e a sua situação político-social manifestam características de seu território e por consequência, de sua culinária.