Página inicial > Licenciatura em Ciências Biológicas promoveu a V Semana Acadêmica
Notícias Santa Rosa

Licenciatura em Ciências Biológicas promoveu a V Semana Acadêmica

Publicado em Terça, 17 de Setembro de 2019, 12h06 | por Ascom Santa Rosa | Voltar à página anterior

Evento proporcionou aos acadêmicos um contato maior com as diversas áreas de atuação e diálogos sobre a docência e as perspectivas profissionais.

Entre os dias 09 e 13 de setembro, o curso de Licenciatura em Ciências Biológicas do IFFar – Campus Santa Rosa promoveu sua V Semana Acadêmica. O evento foi organizado pelo Diretório Acadêmico (DALBIO), com o apoio da Coordenação do Curso.Durante os cinco dias de atividades, os alunos tiveram a oportunidade de compartilhar vivências e relatos de experiências pedagógicas, científicas e culturais.

O primeiro dia de evento foi voltado ao debate sobre sustentabilidade e preservação, e contou com as palestras “Docência em Biologia”, ministrada pela irmã Cecília, e “Conflitos Ambientais – Barragens Garabi/Panambi”, ministrada pelos representantes do Movimento Atingidos por Barragens (MAB), Teresa Pessoa e Pedrinho Escher. Também houve apresentação musical de abertura, com Oldison Klock.

No segundo dia, a bióloga Juliana Meller trouxe ao público reflexões sobre a construção dos conhecimentos sobre ecologia e meio ambiente como um mecanismo transformador no ensino, dentro do espaço escolar. Em seguida, a bióloga Carine Zambonato apresentou os serviços de reciclagem e a realidade social da Cooperativa Coopervida, localizada no município de Giruá/RS. Além disso, ressaltou a importância dos destinos corretos dos resíduos descartados, enfatizando a importância do trabalho dos cooperados que atuam hoje no setor da triagem destes materiais.

O terceiro dia contou com a presença da psicóloga Dienifer Campanholo Leimann, que ministrou a palestra: "Violência, suas faces e consequências”, tema cada vez mais presente nas escolas e que merece debate.
No segundo momento, a professora Dra. Rúbia Emmel ministrou a palestra com a temática: "Jogo: a trilha da proteção". O jogo foi desenvolvido pelos acadêmicos do curso, na disciplina de Prática Enquanto Componente Curricular II, com a temática sobre sexualidade.

No quarto dia, a Professora Sandra E. B. Nonenmacher compartilhou sua experiência como profissional na área da educação, trabalhando com interdisciplinaridade do ensino das Ciências Naturais.
Após, o biólogo e ornitólogo Dante Meller, membro do projeto Harpia, palestrou sobre as águias brasileiras do Rio Grande do Sul. Ele falou sobre o seu trabalho de doutorado, desenvolvido no Parque Estadual do Turvo, buscando estudar a nidificação de tais espécies em território gaúcho.

No último dia, Charles Elias Assmann contou sua experiência como intercambista do programa Ciências sem Fronteiras, na Alemanha. Também apresentou os desafios que o campo da pesquisa científica enfrenta no Brasil. Em seguida, os ornitólogos Luis Eduardo Silva dos Santos e Thuani Luísa Saldanha Wagener falaram sobre a conservação das aves do RS, ressaltando a importância da preservação e conservação das áreas do estado para as espécies da avifauna e a relevância da ciência cidadã para levantamento dos dados nas regiões do Brasil. O encerramento do evento contou com uma breve observação de aves no campus.

Fotos: Gabriel Brutti