Ir direto para menu de acessibilidade.

Tradução Portal

ptendeites

Opções de acessibilidade

Página inicial > Cursos de Formação Pedagógica
Início do conteúdo da página
Educação de Jovens e Adultos

Curso de Aperfeiçoamento em Práticas Pedagógicas para a Educação de Jovens e Adultos Integrada à Educação Profissional

Publicado em Quinta, 15 de Fevereiro de 2024, 11h38 | por Secretaria de Comunicação | Voltar à página anterior

Curso de Aperfeiçoamento em Práticas Pedagógicas para a Educação de Jovens e Adultos Integrada à Educação Profissional

Formação

Temáticas do Curso Carga Horária
Temática 1 - Bases históricas e legais da EJA-EPT 15h
Temática 2 - Fundamentos político-pedagógicos da EJA-EPT 15h
Temática 3 - Formação docente para a EJA-EPT 15h
Temática 4 - Os sujeitos da EJA-EPT, suas especificidades e desafios educacionais 15h
Temática 5 - Perspectiva curricular integrada e o planejamento para a EJA-EPT 30h
Temática 6 - Práticas pedagógico-metodológicas e a produção de material didático para a EJA-EPT 30h
Temática 7 - Avaliação da Aprendizagem na EJA-EPT 20h
Total 140h

 

Seminários de Formação

Os seminários de formação em EJA-EPT são eventos educacionais que reúnem profissionais da área para discutir e compartilhar conhecimentos, experiências e práticas relacionadas ao ensino, à aprendizagem e à gestão educacional específica para a modalidade da educação de jovens e adultos. Esses eventos são voltados para a atualização e aprimoramento dos participantes, oferecendo oportunidades de reflexão, debate e capacitação em temas relevantes para a educação.

Os seminários têm como objetivos tratar sobre Metodologias de Ensino, verificando coletivamente quais são as melhores estratégias pedagógicas específicas para atender às necessidades de alunos da EJA e da EPT, considerando suas características e demandas. Nestes eventos busca-se refletir sobre Currículo e Formação Profissional, considerando o desenvolvimento de currículos voltados para a EJA e a EPT, bem como a formação de professores nessas áreas.

No mesmo sentido ao pensar sobre os processos de aprendizagens e avaliação adequados para alunos da EJA e da EPT, levando em conta suas características e necessidades e potencialidades específicas. Ainda, são temas tratados nos seminários, a integração entre a EPT e as demandas do mundo do trabalho, visando a formação dos sujeitos da EJA para que estejam aptos para atuar em suas áreas de especialização, bem como a necessidade de aprimoramento das Políticas Públicas voltadas para a EJA e a EPT, incluindo financiamento, legislação e diretrizes curriculares.

 

Programação – Itinerário Formativo 2 - Seminários de formação em Educação de Jovens de Adultos Integrada à Educação Profissional

  • Temática 1 e 2 - Encontros de orientação e formação dos professores para atuar na EJA-EPT.
  • Desafios da Educação de Jovens e Adultos e da Educação de Jovens e Adultos Integrada à Educação Profissional.
  • Palestrante: Mad Ana Desiree Ribeiro de Castro – IFG
  • Conhecendo a EJA no meu espaço/tempo: compartilhando experiências
  • Palestrante: Jaqueline Anibele Doyles, Cláudia Bassoaldo e Cláudia Zago Cembranel
  • Seminário Integrador: EJA-EPT: histórias inspiradoras para o futuro
  • IFFar Formação. Palestra: Avaliação Diagnóstica e Planejamento
  • Palestrante: Celso dos Santos Vasconcellos
  • Mediação: Renato Coutinho - Pró-reitor IFFar e Cléia Margarete Macedo da Costa Tonin - IFFar Formação. Palestra: Gestão Escolar e Democrática
  • Palestrante: Vitor Henrique Paro - USP
  • Temática 3, 4 e 5 - Palestra: Diversidade Sociocultural dos sujeitos da EJA-EPT: implicações político-pedagógicas e metodológicas para a escolarização emancipatória.
  • Palestrante: Fernanda Paulo
  • Palestra: Histórias e trajetórias dos sujeitos e à docência reflexiva na EJA-EPT
  • Palestrantes: Cleonice Graciano, Estela Simões e Silvana Pin
  • Seminário Integrador
  • Atividade: Apresentação dos poemas.
  • Temática 6, 7 e 8 - Seminário integrador: Apresentar uma experiência integradora que você ou sua escola tenha desenvolvido na EJA-EPT, EJA ou PROEJA.
  • Seminário de Formação EJA-EPT - Projeto Integrador na EJA-EPT: possibilidades e desafios na construção coletiva entre IFFar e Escolas municipais.
  • Roda de conversa por curso: Programação: Socialização sobre a construção dos Projetos Integradores; Relatos das rodas de conversas; Possibilidades e Desafios para os Projetos Integradores
  • LIVES:
    - Momentos de aprender - Palestrante: Esther Pillar Grossi
Fim do conteúdo da página