Ir direto para menu de acessibilidade.

Tradução Portal

ptendeites

Opções de acessibilidade

Página inicial > Programa EJA-EPT
Início do conteúdo da página
Educação de Jovens e Adultos

O Programa EJA-EPT

Publicado em Quinta, 15 de Fevereiro de 2024, 11h07 | por Secretaria de Comunicação | Voltar à página anterior

O Programa da Educação de Jovens e Adultos Integrada à Educação Profissional (EJA Integrada) é uma iniciativa do Ministério da Educação (MEC) que visa atender às necessidades educacionais de jovens, adultos e idosos que desejam concluir a educação básica (ensino fundamental e médio) enquanto têm a oportunidade de adquirir habilidades profissionais. O programa foi estabelecido pela Portaria do MEC nº 962/2021.

Principais objetivos:

  • Ampliar o Acesso à Educação de Jovens e Adultos (EJA): O programa visa aumentar as oportunidades de acesso, permanência e conclusão da educação de jovens e adultos em todos os níveis da EJA, ou seja, tanto no ensino fundamental quanto no ensino médio.
  • Integrar Educação e Formação Profissional: Uma característica fundamental do programa é a integração da educação de jovens e adultos com a educação profissional. Isso permite que os alunos adquiram habilidades profissionais enquanto completam sua educação formal.
  • Articulação com Arranjos Produtivos Locais: O programa busca a oferta articulada nos municípios e estados, em consonância com os arranjos produtivos locais. Isso significa que as ofertas educacionais são projetadas para atender às demandas locais do mercado de trabalho, tornando os estudantes mais preparados para o emprego na região em que vivem.
  • Propostas Pedagógicas Específicas para EJA: O Programa EJA Integrada visa apoiar propostas pedagógicas específicas que integrem educação, ciência, trabalho, tecnologia e cultura, proporcionando uma educação mais abrangente e relevante para os alunos.
  • Elevação da Escolaridade: Um dos principais objetivos é promover a elevação da escolaridade de jovens, adultos e idosos, ao mesmo tempo em que lhes oferece a oportunidade de obter uma educação profissional, tornando-os mais aptos para o mercado de trabalho.

O Programa EJA Integrada é uma iniciativa educacional abrangente que visa tornar a educação mais acessível e relevante para os jovens e adultos, integrando-a com a educação profissional e adaptando-a às necessidades locais, culturais e econômicas. Isso beneficia não apenas os alunos, mas também as comunidades e colabora para o desenvolvimento econômico regional.

Fim do conteúdo da página