Página inicial > Panambi > Alunos de Edificações realizam visita técnica à Estação de Tratamento de Água
Notícias Panambi

Alunos de Edificações realizam visita técnica à Estação de Tratamento de Água

Publicado em Segunda, 08 de Abril de 2019, 22h09 | por Ascom Panambi | Voltar à página anterior

No dia 05 de Abril, as turmas do 3° Ano do Curso Técnico em Edificações – Proeja – e do 3º semestre de Edificações – Subsequente realizaram uma visita técnica na Estação de Tratamento de Água (ETA), do município de Panambi-RS.

A visita foi uma iniciativa da disciplina de Gerenciamento Ambiental, ministrada pela professora Josiane Pillar Hinning. Nessa oportunidade os alunos observaram os aspectos arquitetônicos da edificação, tais como suas características modernistas, comuns em prédios institucionais projetados na década de 1960 – período em que a edificação foi construída. Além disso, foi possível observar a presença de platibanda, ladrilhos, proteção em concreto da esquadria da fachada norte, pilotis, entre outros elementos, bem como o estado de conservação dos sistemas e edificações.

O reservatório de concreto armado, que é um marco referencial na paisagem de várias cidades, também foi analisado. Nesta ocasião, o técnico Juliano apresentou os processos da água, como a floculação, decantação, filtração, processos químicos, controle de qualidade, entre outros. Durante a visita os alunos verificaram que Panambi ainda não conta com Estação de Tratamento de Esgotos (ETE); no entanto, foram informados que há um processo de licitação de um projeto executivo de expansão da ETA, com estimativa para a finalização da etapa projetual até o ano de 2020.

Ao final da atividade foi realizado um agradecimento em nome do IFFar – Campus Panambi, adicionado da entrega de uma cópia do documento intitulado “Carta para o Saneamento de Panambi”, elaborado no Curso Técnico em Edificações, no ano de 2016. O documento foi protocolado a autoridades em uma Audiência Pública de revisão do Plano Municipal de Saneamento.

Anexos: